Quando o frio aperta uma das soluções de aquecimento passa por utilizar e manter uma caldeira doméstica.

Antes de mais convém deixar uma dica e aviso importante. Faça uma manutenção anual antes da época do frio. Isto porque estes equipamentos devem ser vistos por profissionais e depois porque, se tiver algum problema, não estará num dia de inverno a maldizer a água fria.

Mas então vamos a pequenas dicas de como pode melhor utilizar a sua caldeira:

1) A primeira dica é essa mesmo. Programe uma revisão anual do sistema de aquecimento (e não apenas da caldeira). Tem a possibilidade também de subscrever serviços mensais, mas veja bem nas entrelinhas se de facto são ou não a melhor solução para o seu caso.

 

2) Regule a pressão da caldeira (na dúvida consulte um especialista) para um nível de conforto vs. eficiência. Ou seja, não coloque demasiado baixa para que o sistema não tenha problemas de arranque, mas também não coloque demasiado alta para não existir sobreaquecimentos. Uma pressão à volta de 1,5 bar é normalmente a aconselhada, no entanto, há vários tipos de caldeira e deve assegurar-se do melhor valor no seu caso.

 

3) Colocar a temperatura de radiadores e águas no máximo porque está frio? Errado! Tudo depende da dimensão da casa. Um T0 de 60 metros quadrados quase não precisa de calor, mas um T5 com 300 m2 vai obrigar a grandes esforços.

Uma casa confortável não precisa de ter um calor excessivo, antes disso precisa de estar bem isolada. A temperatura nos radiadores poderá ser em redor de 60 a 75 graus, mas no caso das águas quentes deve apontar para 45 a 55 graus. Uma vez mais não se esqueça a sua caldeira pode ter necessidades diferentes ou ser mais eficiente mesmo com temperaturas mais baixas.

 

4) A caldeira doméstica pode ou deve estar ligada o dia todo?

As modernas caldeiras só precisam de estar em stand by para irem regulando de forma automática a temperatura. Algumas, em stand by, aguardam ainda assim pela programação para arrancar a funcionar (pode ser útil se quiser ter a casa quente quando chega).

No entanto, de forma genérica a maioria das caldeiras pode estar desligada e ser ligada apenas quando você chega a casa. Mas atenção, nesse caso irá demorar o tempo que necessitar para chegar à temperatura que precisa.

 

5) E o que fazer com os radiadores de cada divisão? Partindo do principio que não está em toda a sua casa ao mesmo tempo é mais eficiente deixar os radiadores desligados nas divisões que estão vazias. Mas atenção, deve assegurar que a porta fica fechada.

No entanto há outra recomendação. É que com as humidades atualmente existentes pode ter um beneficio adicional se tiver toda a casa climatizada por igual. Aqui a dimensão da casa vs. o custo do gás deve pesar na sua decisão.

 

Paulo Passarinho, coordenador-editorial AWAY.IOL.PT