Era desta forma que se apresentava uma conhecida série de ficção americana - “The Morning Show” - e que para muitos em Portugal era, até então, o único contacto que tinham com este tipo de formato televisivo.

Debaixo da capa do termo infotainment mas inspirado nos formatos de programas da manhã, que marcam a história há mais de 40 anos do mercado televisivo internacional, começámos a desenhar numa folha em branco este morning show, tendo bem presente o tipo de desafios que se colocavam no horizonte, antes do sol nascer, com o Esta Manhã a 1 fevereiro de 2021.

Um projeto conjunto das Direções de Informação e de Entretenimento e Ficção da TVI, que tem como objetivo acordar os espectadores com as notícias que marcam a atualidade, mas também com variados temas de entretenimento. Os portugueses que começam o dia com a TVI, fazem-no com um programa cheio de boa energia, que enaltece o melhor dos conteúdos nacionais, num formato que faz sucesso lá fora.

Estava dado o mote: os primeiros rabiscos começam com a construção da equipa. Um processo gradual que resulta numa comunhão quase imediata, unidos pelo desafio e projeto diferenciador. E da junção do contributo que todos e cada um trouxe para a estrutura inicial.

Das palavras para a imagem: a segunda fase que integrou um conjunto mais vasto de pessoas e departamentos, ainda um pouco “encadeadas” pela primeira luz do “Esta Manhã”, mas que rapidamente trouxeram contributos para ajudar a escrever esta história original em tantas coisas: a relação entra a informação e o desdobramento para histórias e conteúdos apresentados de outras formas, mas sempre complementares e com o objetivo único de informar.

Recordamos com algum humor e até carinho a forma como muitos “desconfiavam deste casamento”, mas como também rapidamente registaram a sua razão de existir e contribuíram para o seu crescimento. Desde os elementos da equipa mais ou menos permanente, aos comentadores, convidados, parceiros, até aos atores desta indústria, de todos obtivemos ideias, pontos de vista, críticas. Todos nos inspiram! Haverá melhor energia para sustentar o crescimento de qualquer formato televisivo?

Todos eles nos ajudam a escrever esta história. Quando nos perguntam de onde vem a energia para começar o dia…. Está aqui!

Porque a televisão é feita de pessoas, com pessoas e para pessoas.