32 estudantes universitários e vários especialistas em assuntos europeus juntaram-se em Alcoutim, município do distrito de Faro, de 27 a 30 de agosto, para falar sobre o futuro da União Europeia, num evento que contou com a presença da Cidade FM. A sensibilização dos jovens para os temas europeus é o mote da iniciativa Summer CEmp, a escola de verão organizada pela representação da Comissão Europeia em Portugal que, todos os anos, junta jovens e especialistas numa vila ou aldeia do interior do país para uma discussão alargada e informal sobre a Europa.  A Cidade FM associou-se ao Summer CEmp, através de uma parceria com o Parlamento Europeu, assegurando o acompanhamento dos vários dias com jornalistas.

“É importante que os jovens estejam atentos às oportunidades, desafios e políticas que nos chegam das instituições europeias, para que criem as suas opiniões e estejam cientes do papel que têm no presente e futuro de todos nós. A presença da Cidade FM num evento com um espírito tão informal como é o Summer CEmp, onde estão jovens de várias regiões do país, com pensamentos e perspetivas de futuro muito diferentes, foi desafiante e muito importante, tendo em conta, exatamente, o público alvo da estação”, destaca Nuno Castilho de Matos, Diretor de Informação da Media Capital Rádios

2 meses com temas europeus 

A escola de verão da Comissão Europeia marca o arranque de um novo projeto dedicado a temas europeus que, durante os próximos dois meses, vai ter expressão em antena, nas redes sociais e no site da Cidade FM.  “Para as instituições europeias é importante ter agentes que cheguem aos mais jovens e a Cidade FM tem essa capacidade. Para nós, é importante mostrar-lhes oportunidades que nem sempre são óbvias ou estão nas redes sociais.”

“Pelos Caminhos da Europa” é o nome da rubrica diária que, de 30 de agosto a 1 de outubro, integra o programa da tarde “Toque de Saída” e quer dar resposta às dúvidas dos ouvintes mais jovens, assim como informá-los sobre as iniciativas e políticas do Parlamento Europeu. O desafio de fazer chegar as informações sobre a Europa ao público da Cidade FM, numa linguagem jovem, informal, mas igualmente rigorosa, foi entregue ao jornalista Paulo Alexandre Santos. O profissional conta com o apoio dos animadores Tecas, João Paulo Sousa, Artur Simões e Diogo Sena.

De 15 de setembro a 31 de outubro, as redes sociais da Cidade FM vão ainda contar com vídeos semanais com a participação de Eurodeputados Portugueses.

Além da Cidade FM, a Rádio Comercial também deu destaque ao Summer CEmp, fazendo a sua cobertura e promovendo algumas entrevistas, à semelhança do que aconteceu nas últimas edições. 

Ainda no âmbito deste projeto, a MCR conta agora com um espaço dedicado ao tema da sustentabilidade nos vários sites das rádios, com conteúdo informativo a propósito das medidas que estão a ser tomadas pelas instituições europeias.