O gosto pela bricolage começa quando conhece o marido há mais de dez anos. Na altura, a jornalista da TVI Inês Pereira vivia no Algarve e o marido, engenheiro civil, era diretor de produção da construção de um hotel e estava também a remodelar um apartamento. “Aí começa a minha aventura. Envolvi-me no projeto da casa, escolhi os materiais, acompanhei tudo.” Desde então, Inês Pereira já remodelou cozinhas, casas de banho, quartos. A construção de um ginásio é o seu último projeto e todos os passos podem ser acompanhados no blogue de bricolage que, entretanto, também criou. Chama-se “Forty 5 Concept” e a jornalista espera que sirva de “inspiração e ajuda” para quem acha que “não é possível fazer as obras lá de casa”.

Sem ter feito um único curso, Inês Pereira é uma autodidata com a “sorte” de ter acesso a “todas as ferramentas” usadas em bricolage, uma vez que o marido tem uma empresa de construção. O microcimento é a técnica preferida da jornalista: “demora algum tempo, mas acaba por ser um teste à minha paciência. Há quem faça yoga, eu faço obras”, diz, entre risos.

Inês Pereira revela que, ao longo dos anos, houve obras que lhe deixaram algumas nódoas negras, mas “isso passa”. “A rebarbadora é a única ferramenta que nunca usei e talvez não venha a usar. É preciso ter muito cuidado e calma para uma pessoa não se magoar.” Ainda assim, “difícil é olhar e não fazer”. “Estou sempre a olhar para os espaços e a imaginar como poderão ficar.”

A jornalista, especializada nos trâmites da justiça, não pondera, no entanto, nenhuma mudança de profissão: “a bricolage é só um hobby, sou feliz assim”.