No dia 26 de abril de 2020, José Alberto Carvalho terminou o Jornal das 8 com mais uma mensagem de força e esperança dedicada aos portugueses, que então enfrentavam o primeiro período de confinamento geral por causa da COVID-19.  Foi nesse momento, enquanto sublinhava que a pandemia não podia acabar com os sonhos, que o jornalista revelou um curioso passatempo.

José Alberto Carvalho é fã de Legos. Gosta sobretudo de criações desafiantes, como a que levou para estúdio nesse dia de abril e que até um mecanismo de movimento tinha. A construção, com mais de 1300 peças, foi usada pelo pivô para fazer uma analogia entre o momento que vivíamos e o mito grego de Sísifo. Na ocasião, explicou que a escultura em Lego era uma recriação da lenda da mitologia grega acerca do mais astuto dos seres do Olimpo. Sísifo era tão arguto que enganou Zeus e o próprio deus da morte. Num julgamento final, Zeus condenou-o a uma pena perpétua: empurrar uma pedra pela montanha acima, avisando logo que, sempre que estivesse perto de completar a tarefa, a pedra ia tombar. Assim, ele teria de recomeçar a tarefa porque essa era a decisão de Zeus.

"É um dos meus passatempos, que mantenho há longos anos”, confessou José Alberto de Carvalho. Sobre aquele projeto em particular, esclareceu que foi desenvolvido por um engenheiro americano, a quem pediu as instruções há vários anos. “Depois consegui reunir as mais de 1300 peças necessárias. E construí, ao longo de várias semanas”.