A pandemia apanhou o mundo desprevenido! Não por falta de advertência, por certo, mas não estávamos preparados. Não estávamos preparados para um fenómeno que se impôs nas nossas vidas pessoais, na vida das nossas empresas, no contexto social e na economia, local e mundial.
O Grupo Media Capital foi, obviamente, atingido, tal como os restantes grupos empresariais a operar no setor dos media. É também por isso, por termos enfrentado em 2020 um contexto tão adverso, que agora importa reconhecer que conseguimos! Conseguimos superar-nos!
Não só foi possível fazer mais do que tínhamos previsto nas nossas estimativas internas, como vimos, graças ao esforço de toda a equipa Media Capital, a generalidade dos nossos indicadores operacionais melhorarem a sua performance.
É muito difícil antever o futuro, mas o ano que passou demonstrou-nos que as crises não são apenas portadoras de ameaças, trazem também oportunidades para nos reinventarmos, para inovarmos e para não ter medo de (re)fazer. Em 2020 conseguimos reagir e, apesar da cautela com que enfrentamos o desconhecido, recebemos 2021 com o otimismo de quem já iniciou o processo da reinvenção.
A experiência de 2020, bem como o resultado das medidas de contenção de custos que foram tomadas, prepararam-nos para desenvolver o pensamento estratégico para o futuro. Iniciámos já a otimização da utilização de recursos e a potenciação de linhas de receitas diferenciadas e complementares.
E é com base neste trabalho prévio que acreditamos que a Media Capital é mais do que um projeto viável, é um projeto de futuro.
É com este estímulo que entramos em 2021. Queremos ganhar eficiência e temos a confiança de que seremos capazes de atravessar este período, ainda de incerteza, da maneira mais sustentável possível. Para que tal aconteça, precisamos de todos: dos nossos acionistas, que acreditam no valor do projeto; da nossa equipa, mais focada e unida que nunca; dos nossos parceiros financeiros, que nos apoiam; dos nossos fornecedores e clientes, que sempre estiveram connosco, e, acima de tudo, de todos vocês, que diariamente nos ouvem, veem, leem e que connosco interagem.