Ler, ler e ler. Assim são passados os dias de Cláudia Inácio. Enquanto responsável pelo Elenco Adicional da novela “Quero é Viver”, tem a tarefa de ler os guiões e sugerir os melhores atores para cada papel. Fora do trabalho, o passatempo é muito semelhante. Lê livros e sugere-os aos mais de 1400 seguidores que, desde fevereiro, se juntaram à página “Amigas à Letra.” O projeto foi criado em conjunto com a amiga Sara Policarpo e nasceu como uma forma “de mostrar o gosto pelos livros”. Os estilos são dos mais variados: “enquanto a Sara gosta mais de livros portugueses, eu prefiro os romances”, revela Cláudia Inácio.

No Instagram, a página “Amigas à Letra” conta com um vasto leque de sugestões de leitura, com as respetivas reviews, ou seja, opiniões sobre cada livro. “Quando fazemos uma análise, tentamos que seja sincera”, diz Cláudia Inácio, sem esconder que podem existir livros com os quais não se identificam e, nesse caso, “arranjamos uma maneira simpática de dizer o que pensamos, que o livro é pesado, difícil de ler. Mas somos sempre sinceras”.

As duas amigas são novas nas andanças do Bookstagram, mas garantem que “o ambiente é o melhor” e que, ao contrário de outras áreas, “no mundo dos livros não há rivalidades, há partilha, há entreajuda”.

Ler, além de profissão, é uma paixão. Aos 40 anos, Cláudia Inácio, tenta ocupar cada momento livre com páginas que a possam transportar para outros mundos, mas sem “colocar a pressão da leitura”. “Às vezes passo o dia a ler os guiões e, claro, nem sempre tenho grande vontade de o fazer quando chego a casa, mas ao fim-de-semana tento compensar”, revela a profissional, que lê, em média, entre dois a três livros por mês.

Um livro de vida? “Isso é uma pergunta bastante difícil. Este ano li dois livros incríveis: ‘As Mensageiras da Esperança’, de Jojo Moyes e ‘Lá onde o Vento Chora’, de Delia Owens. Acho que são dois livros espetaculares e que os leitores ficam muito bem servidos”.

www.instagram.com/amigas.a.letra/