A Versa é o novo site de lifestyle da Media Capital. Patricia Barnabé, a chefe de redação do projeto, explica que o objetivo da Versa é “lançar ideias para a vida’”, para serem aproveitadas por homens e mulheres de todas as idades, abordando temas que vão da moda e tendências às viagens, design e artes com “qualidade, dignidade, pensamento e um olhar curioso sobre Portugal”.

MC News: Quem é a Versa?

Patrícia Barnabé: A Versa é um site de lifestyle que cruza várias áreas. Para a Versa convergem temas de moda e de tendências, de beleza e de bem-estar, ao mesmo tempo também design e artes, viagens e hospitalidade, comida e bebidas. É um site que pretende lançar “ideias para a vida”, usando uma imagem muito bonita do José Saramago.

MC News: O que a distingue de outros projetos de lifestyle?

Patrícia Barnabé: Primeiro que tudo, a variedade de temas. Normalmente, os projetos de lifestyle ou estão muito focados na moda, ou muito focados na beleza, ou muito focado nos vinhos ou na comida. Este projeto tem uma transversalidade que nos distingue. Destina-se a homens e a mulheres, o que raramente existe nestes projetos: geralmente há as revistas de homens e as de mulheres, que se excluem, o que nos tempos que correm já não faz sentido. Há ainda um terceiro ponto, talvez o mais importante de todos, que é o de a Versa trazer algum pensamento, debate, de fazermos entrevistas e outros trabalhos com alguma profundidade, não ser apenas um debitar de notícias e de imagens. Gosto de nos chamar uma revista online.

MC News: Neste segmento, no online e com estas vertentes, é um projeto inovador?

Patrícia Barnabé: É inovador precisamente pela junção de todas estas qualidades. Haverá projetos semelhantes no estrangeiro, mas em Portugal não há nada com este alcance que seja sofisticado, mas ao mesmo tempo descomprometido. Cuidado, mas não sério. Queremos tirar das “caixas” o que costuma estar nas “caixas”: as idades, os géneros, a qualidade da escrita, a qualidade dos entrevistados. Estava sempre tudo muito separado. Queremos ter essa abrangência, qualidade, dignidade, pensamento e um olhar curioso sobre Portugal, que está cada vez mais cosmopolita.

MC News: Escreveu numa das love letters que a Versa lançou antes de estar online que em Portugal o lifestyle ainda é tratado de uma forma um bocadinho displicente, com menos cuidado.

Patrícia Barnabé: O tempo do online é curto, o tempo de reflexão acaba por se perder com a internet, mas nós estamos também a tentar equilibrar essa “condenação”. Quero acreditar que vamos começar a entrar numa segunda era da internet com espaço para cada vez mais projetos de qualidade. Esta é uma mudança que se faz fazendo bem, não há outra maneira. Faz-se trabalhando com cuidado e com atenção. Trabalhei em moda muitos anos, fui chefe de redação da Vogue durante 15 anos, e também fui editora de beleza, tenho essa experiência. E muitas pessoas perguntavam-me: tu tiraste o curso de Comunicação Social, adoras cultura, como é que escreves sobre essas coisas? É um preconceito, porque através de temas aparentemente fúteis pode-se falar de imensas coisas da vida, interessantes, de que nunca nos lembramos de pensar.

MC News: São uma marca phygital, o que é que isso significa? Uma mistura de digital e físico?

Patrícia Barnabé: Phygital é uma palavra criada pela Vanda Jorge, a diretora da Versa, que tem muita capacidade para criar estas palavras muito expressivas. Significa que a Versa pode transpor a fronteira do digital, o que, aliás, vai acontecer já no dia 19 de maio. A Versa juntou-se à agência internacional de tendências LaFUTURA, uma rede de tendências global, e vamos promover um dia sobre o futuro do lifestyle, com conversas com oradores internacionais, mas também experiências que refletem os vários temas que a Versa aborda.

MC News: No universo da Versa há também espaço para a música, através de playlists. Vão ser regulares?

Patrícia Barnabé: Queremos que sejam regulares, mas vai depender um bocadinho da nossa disponibilidade e dos temas que forem aparecendo. A vida sem uma banda sonora não faz sentido e queremos dar ideias para músicas giras, para estados de humor que complementam estas “ideias para a vida”.