A diversidade de áreas e de pessoas que integram a Media Capital, agrupadas em distintas Unidades de Negócio mas ao abrigo do mesmo Grupo Empresarial, representa um enorme desafio na gestão de Recursos Humanos. Obriga-nos a olhar para as várias realidades, a respeitá-las, sem perder o fio condutor que nos norteia e que garante importantes sinergias.

A diversidade significa também a compreensão das diferentes características, exigências e necessidades de perfil dos profissionais que connosco trabalham, sem os desvincular da cultura de Grupo que preconizamos há mais de 20 anos.

É com este espirito que, em 2022, vamos difundir em todas as Unidades de Negócio o projeto que se iniciou em 2021 na TVI – o Plano de Carreiras – específico para o sector do audiovisual, comum na sua essência, mas adaptado às especificidades de cada uma das nossas empresas e, em simultâneo, capaz de permitir a mobilidade de cada profissional entre as mesmas.

Os anos de pandemia têm sido muito exigentes, obrigando a que nos reinventemos, a cada momento, depois de reformular o que tínhamos por objetivo implementar:

  1. Os processos de recrutamento e acolhimento foram essencialmente feitos on-line;
  2. O processo formativo foi redesenhado, tanto nos seus conteúdos, como na forma de ministrar a formação. Criámos uma parceria com o LinkedIn que se revelou muito proveitosa, no sentido da valorização e qualificação profissional dos nossos recursos;
  3. Lidámos com as exigências do teletrabalho, num mundo em que muitos colegas não podem exercer as suas funções neste regime. Permitimos a cada Direção a discricionariedade de organizar os tempos, horários e processos de trabalho das suas equipas, promovendo uma política geral de modelos híbridos, equipas em espelho e horários desfasados;
  4. O modelo de avaliação de desempenho foi revisitado, por forma a servir de base à implementação generalizada do Plano de Carreiras para o Grupo Media Capital.

E para 2022 ? O que nos espera?

A pandemia não vai desaparecer de repente, pelo que a nossa atividade de gestão deverá manter os cuidados de segurança que tem tido, zelando pela manutenção do bem-estar e saúde das nossas pessoas, continuando a desenvolver os projetos que temos em mãos, com a convicção de que o futuro será brilhante. Assim, queremos:

  1. Promover mais formação on-line e criar uma linha de apoio e consultoria – Learning Path – pela qual cada colaborador identifica e adequa a formação em função da carreira ou percurso profissional que deseja fazer na empresa;
  2. Acompanhar o modelo de acolhimento de um conjunto de conteúdos formativos específicos para cada função, que deve ser realizada nos primeiros meses de integração na Media Capital;
  3. Retomar o Programa de Estágios, através do qual atraímos talento jovem ao Grupo;
  4. Difundir, em todas as Unidades de Negócio, o Plano de Carreiras do Grupo Media capital e implementar um processo gradual de aproximação salarial, elaborado com base num rigoroso benchmark externo.

2021 foi um ano muito intenso. Integrámos, nos quadros da Media Capital, 370 colaboradores. O Grupo criou novos projetos Editoriais, Digitais, de Entretenimento e de Informação. Fez-se um novo canal de televisão!

A começar um novo ano, todos nos orgulhamos dos resultados atingidos. Todos sabemos que eles são possíveis porque as nossas pessoas se excedem a si mesmas, quando envolvidas num desafio. Fazer o balanço do ano que passou e projetar o que agora começa é um exercício que me leva ao que dizia Fernando Pessoa: “para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto ÉS, no mínimo que fazes…”. E as pessoas, no Grupo Media Capital, são assim!

Bom Ano!