É já esta quinta-feira, dia 6 de maio às 18h, que a Casa do Artista, em Lisboa, inaugura uma exposição retrospetiva de fotografias de Ruy de Carvalho, que contará com a presença do ator.  “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” inclui fotografias do artista desde a sua infância até aos dias de hoje, sem esquecer os momentos em que recebeu algumas das mais importantes distinções pelo seu trabalho. A iniciativa conta com o apoio da TVI, que se associa assim à homenagem ao consagrado ator de 94 anos que faz parte da história da “casa”, é um dos artistas mais acarinhados pelo público português e é também um dos que está há mais tempo no ativo. Ruy de Carvalho comemora 79 anos de carreira.

Tudo começou em 1942 quando Ruy de Carvalho pisou os palcos do teatro pela primeira vez. Depois, conquistou o cinema e a televisão, tendo somado participações em diversas telenovelas e séries da TVI como “Olhos de Água”, “Sonhos Traídos” ou “Inspetor Max”. Muito embora se escreva que anunciou a reforma em 1998, com a interpretação de Rei Lear no Teatro Nacional D. Maria II, a verdade é que Ruy de Carvalho tem continuado a colocar a sua arte ao serviço da cultura portuguesa. Prova disso é que faz parte do elenco da peça “A Ratoeira”, atualmente em cena no Teatro Armando Cortez, em Lisboa.

A exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”, comissariada por Nélson Mateus, pode ser visitada até ao final de julho na Casa do Artista. Espera-se que esta iniciativa seja também uma forma de apoiar a Casa do Artista que, embora celebre 22 anos, vive um período particularmente difícil, dado que perdeu alguns dos seus residentes para a covid-19 e enfrenta diversos constrangimentos financeiros.

Em Setembro, a exposição rumará a norte, acompanhando a peça “A Ratoeira” que se estreará no Coliseu do Porto.