Em janeiro de 2025, o jornal The Telegraph anunciava as cidades mais feias e as mais bonitas da Europa. Portugal está na lista com duas cidades, sendo menos agradável de ler que entre as mais feias está Albufeira, embora consigamos perceber porquê.
Esta cidade algarvia consegue tornar-se numa verdadeira confusão durante o verão, no entanto, não é esse o único ponto negativo apontado pelo jornal inglês. Tem "alojamento barato e feios em blocos de apartamentos modernos que ladeiam a praia" e, em particular a Praia da Oura, "é mais um lugar para recuperar [da noite] do que para relaxar".
No entanto, já a Comporta consta entre os lugares mais bonitos europeus, "um deleite onde o Mediterrâneo encontra o Atlântico", explica o jornal britânico.
Agora há uma nova cidade portuguesa a receber elogios lá fora e, desta vez, não como uma das mais bonitas da Europa, mas sim do mundo.
A National Geographic acaba de divulgar a lista "2026 Best of the World", onde destaca "destinos únicos" e "sugestões incríveis para satisfazer qualquer vontade de viajar".
A lista é grande e contempla destinos que tendem a ser subestimados, do País Basco a Yamagata no Japão. Portugal está entre os eleitos, com Guimarães entre os melhores destinos do mundo para 2026.
Apelidada como o berço de Portugal, Guimarães é uma cidade histórica, tendo como símbolos principais desse passado o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança. O objetivo da National Geographic era destacar destinos que vale a pena descobrir pelo mundo, para além das grandes capitais.
E se o mundo coloca Guimarães entre as viagens imperdíveis do próximo ano, a VERSA antecipa-se e deixa já como sugestão para uma escapadinha deste outono.