O ano de 2021 arranca com dois reconhecidos jornalistas a juntarem-se à equipa de informação da TVI: Joaquim Franco e Sara Pinto.

Joaquim Franco, de 53 anos, é o novo coordenador da grande reportagem e subeditor de sociedade da TVI. Com 32 anos de carreira e vários trabalhos premiados, Joaquim Franco começou na Rádio Mais, passou pelo Correio da Manhã Rádio, Rádio Comercial, TSF e foi, até agora, grande repórter da SIC. Foi ainda fundador da SIC Notícias no 2000. Tem conciliado o jornalismo com a vida académica, enquanto investigador. É Mestre em Ciência das Religiões.

A Direção de Informação da TVI considera Joaquim Franco um profissional de excelência, íntegro, que vai acrescentar valor à redação e que, de algum modo, personaliza a aposta nas grandes reportagens, que passarão a ter presença semanal no J8.

Joaquim Franco esclarece que acolheu o convite com grande expectativa: “quando se movimentam profissionais e meios, temos um sinal de vitalidade. É uma prova de resiliência do jornalismo e da televisão neste tempo de riscos e contrariedades. A Informação da TVI tem uma história consistente na reportagem de fôlego ou de investigação. Ao assumir a coordenação editorial da grande reportagem e conteúdos não diários de informação, espero contribuir para o atrevimento que é marca identitária da TVI, da mesa das tradições ao cardápio da justiça, pelo país e pelo mundo, sem perder o azimute da ética e da deontologia. Agradeço a confiança, darei o meu melhor. Juntos… criamos."

Quem também se junta à redação da TVI neste início de ano é Sara Pinto, o novo rosto do J1 e do prime time da TVI24. Foi, nos últimos 12 anos, um dos principais rostos da Noite da SIC Notícias e pivô do Jornal da Noite da SIC. Os portugueses habituaram-se também a ver a jornalista em emissões especiais, quer em congressos partidários, quer na cobertura de grandes acontecimentos como os incêndios de 2017.

A Direção de Informação da TVI descreve Sara Pinto, de 34 anos, como uma das melhores pivôs da sua geração, tanto que lhe confiou o J1 e o Jornal das 21 da TVI24. No início de uma nova etapa da sua carreira, a jornalista sublinha que "é um privilégio poder contribuir para o projeto de mudança da Informação da TVI. O desafio que me é proposto é aliciante, pela possibilidade de participar em espaços informativos de grande responsabilidade, como é o caso da emissão na noite das eleições presidenciais já no próximo dia 24. É um gosto poder integrar uma redação dinâmica, empenhada e com profissionais de grande valor."