São conhecidos na próxima sexta-feira, 8 de julho, os 30 estudantes que em setembro irão viver uma experiência inesquecível de gravidade zero, igual à dos astronautas nas missões espaciais. A iniciativa é da Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space e tem a TVI e a CNN Portugal como Media Partners.

Quem poderá usufruir desta experiência são os alunos, vencedores da iniciativa “Zero G Portugal – Astronauta Por Um Dia”, criada para proporcionar a jovens portugueses o contacto com condições de microgravidade, motivando-os a seguir um percurso no setor espacial e noutras áreas relacionadas com a ciência e com a tecnologia.

Para serem vencedores, estes alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, terão de ter ultrapassado várias fases de uma rigorosa seleção. Os estudantes irão embarcar a bordo do A300 da empresa francesa Novespace para um voo parabólico, acompanhados do astronauta Jean-François Clervoy.

Durante o ano letivo de 2022/23, estes jovens serão embaixadores da iniciativa junto da sua comunidade escolar, tendo a responsabilidade de divulgar a sua experiência e estimular o interesse pelo Espaço. Não será uma tarefa difícil!