Este ano letivo avançamos para a 10ª edição da Pós-Graduação de Jornalismo Iscte/Media Capital, uma parceria bem-sucedida que continua a formar jornalistas e a concretizar uma visão que junta a academia ao mundo do trabalho.

A Pós-Graduação que começou no ano letivo de 2013/14 não é bem a mesma e não poderia ser, se estamos a fazer um bom trabalho. O mundo mudou e a nossa Pós-Graduação, ou como carinhosamente chamamos PGJ, foi acompanhando essas mudanças. O caminho tem sido feito de acertos, redireccionamentos, mas sempre com um objetivo muito claro em mente combinar, da melhor forma, a experiência diversificada dos profissionais das duas instituições de forma a promover um jornalismo pluralista, ético, em rede, interventivo e de futuro.

E como falamos de jornalismo vamos deter-nos num facto: na redação da Media Capital encontramos muitos dos nossos alunos (digo alunos porque não conseguimos pensar neles como ex-). Os percursos destes profissionais mostram-nos que estamos no bom caminho enquanto parceiros, mostram-nos a capacidade conjunta de melhorar, de colaborar e do nos adaptarmos às mudanças. E porque funciona? Porque temos o mesmo objetivo: formar profissionais de qualidade, preparados para enfrentar o presente e futuro do jornalismo.

A nós academia cabe-nos criar condições para que desenvolvam uma visão ampla da sociedade atual, do lugar do jornalismo no mundo, mas também proporcionar-lhes um lugar onde experimentar, onde olhem para o jornalismo com uma perspetiva de futuro que possam levar para as redações.