As férias já lá vão e com elas algum do nosso dinheiro que parece agora bem mais escasso do que desejaríamos, para melhor enfrentar as notícias diárias de aumentos do preço da energia e combustíveis.

Mas será que podíamos ter poupado algum dinheiro enquanto fomos desfrutar de um merecido descanso?

Fique aqui com algumas dicas que lhe podem valer alguns euros em uma próxima vez que possa desfrutar de férias.

Desligue os aparelhos e não os deixe em standby

Um exemplo: decerto já reparou que a box do seu operador de internet e televisão de vez em quando parece que ganha vida própria. Na verdade está apenas a atualizar-se, mas enquanto o faz está a consumir energia. Se estiver em casa até pode fazer sentido, mas se tiver fora deverá mesmo desligá-la da tomada como forma segura de poupar energia

Regule a temperatura do frigorífico

Se há aparelho difícil de desligar, o frigorífico é sem dúvida um deles. Mas, aquilo que pode e deve fazer é não o deixar cheio e dessa forma poderá reduzir a sua temperatura, poupando alguns euros.

Desligar algumas máquinas no quadro de eletricidade

Uma vez mais a questão do standby tem aqui um papel importante. Há máquinas que consomem energia logo a partir do momento em que são ligadas. A sugestão é procurar quais é que pode desligar do respetivo disjuntor, assegurando assim um consumo zero.

Desligar termoacumulador ou caldeira inteligente

Os aparelhos que regulam a temperatura da nossa água podem ser elétricos. Nesse caso, há que recordar que é possível baixar a temperatura que eles têm de alcançar ou, na melhor opção, desligá-los.

Verificar luzes

Quando está fora, por questões de segurança, poderá ao invés de deixar luzes acesas, apostar em temporizadores que possam ligar e desligar as lâmpadas, poupando assim algo mais. Nos setores da casa que não terão utilização nesse período, pode inclusive optar por desligar a área respetiva dos mesmos no quadro, assegurando assim uma poupança efetiva.

Negociar a tarifa

Se chegou de férias e reparou agora que os custos da energia subiram, então o melhor é arregaçar as mangas e ir à procura do comercializador de energia que melhor o possa servir. Uma boa negociação pode poupar-lhe mais do que desligar metade das lâmpadas em casa.

Leia aqui , em AWAY.IOL.PT, este artigo na sua versão completa.