No passado fim de semana, para assinalar a celebração da Semana Santa, o Jornal da Uma da TVI foi emitido a partir de Braga, uma das cidades portuguesas com maior tradição pascal. O local escolhido para sábado foi o Largo da Sé e no domingo de Páscoa a emissão fez-se junto à Igreja de Santa Cruz.

São muitas, as nuances entre um programa feito em estúdio e um programa no exterior. No segundo caso, além da maior dificuldade causada pelos imprevistos, há pormenores que se agigantam, sobretudo se estamos a falar de uma emissão especial ao ar livre. “Começamos e acabamos a rezar ao S. Pedro. O estado do tempo é uma grande preocupação”, revela Paula Silva, Produtora de Informação da TVI na delegação do Porto.

 
É necessária, pelo menos, uma semana, para os preparativos. A primeira tarefa é a escolha do local, já que tem de ser uma área capaz de acolher uma equipa. E por mais pequena que seja, adianta Paula Silva, ocupa sempre um espaço considerável: “tentamos encurtar pessoas e materiais. Mas quando falamos num grupo pequeno, falamos de três câmaras com operadores, mais um drone, um carro satélite, maquilhagem, duas equipas de reportagem para diretos”.

Escolhido o local, é preciso uma visita técnica que garanta que o terreno reúne as condições adequadas. A produção e o realizador desenham os primeiros esboços, define-se “onde fica o quê” e o alinhamento começa a ganhar corpo. Nada é deixado ao acaso, entre um plano ideal e um plano B. “É importante que estejamos alinhados com os estúdios em Queluz. Sim, o plano B é a emissão ter de continuar a qualquer momento a partir de Lisboa”, esclarece Paula Silva.

Via satélite, ao longo de vários dias, fazem-se testes com a central técnica para eliminar o risco de um corte na emissão. Depois, é ver o programa desenrolar-se, em tempo real, de acordo com o que foi planeado. No fim de semana, em Braga, não foi preciso plano B: “correu lindamente. É o trabalho em equipa e nós funcionamos muito bem. Fazemos o impossível para tudo ser possível”, conclui Paula Silva.

Mostramos-lhe agora os preparativos da emissão especial feita, em direto, a partir de Braga e conduzida pelo jornalista João Fernando Ramos.