A estreia a 4 de julho de "O Amor Acontece", o novo formato da TVI apresentado por Maria Cerqueira Gomes e Pedro Teixeira, liderou as audiências no horário nobre. Luísa Castel-Branco, comentadora dos diários do reality show, arrisca uma explicação: “As pessoas precisam de acreditar que algo de novo pode acontecer. A pandemia retraiu-nos, mas somos todos iguais e todos precisamos de amor. Este programa é um elixir”. Com 67 anos, Luísa Castel-Branco faz parte do núcleo de seis comentadores que, de segunda a sexta-feira, dão a sua opinião sobre os casais de participantes que, sem se conhecerem, são desafiados a viver juntos e a encontrar o amor.

A emissão dos diários, conduzida por Mafalda de Castro, conta também com os comentários de Flávio Furtado, Joana Albuquerque, Andreia Filipe, Laura Brás e Susana Dias Ramos. Cada um dos comentadores traz o seu olhar e experiência para o programa. É o caso da psicóloga Susana Dias Ramos, que defende que, “com as redes sociais, as pessoas deixaram de saber estar umas com as outras e o confinamento só veio piorar essa situação”. “Falta disponibilidade para cortejar, as pessoas tornaram-se preguiçosas no amor. Era urgente haver um programa assim”, diz a especialista em Sexualidade Clínica e Terapia de Casal.

Além da liderança de audiências, os resultados da estreia indicam também que é entre o público adulto feminino que o programa mais conquistou adesão. “Não me surpreende”, diz Luísa Castel-Branco, quando confrontada com as audiências. “Os homens ficam incomodados. Podem falar muito de futebol, mas bloqueiam quando o tema é o amor.” Curiosa, Luísa Castel-Branco mostra-se sobretudo orgulhosa de um formato que mostra que o amor é para “todas as idades”. “A nossa sociedade olha para os mais velhos como se eles não tivessem necessidades. Mas nós não morremos, estamos vivos. O nosso corpo tem necessidades como o dos jovens e o amor pode acontecer.”

 

Foto de Afonso Batista