A ética jornalística e a responsabilidade editorial estão no centro das prioridades do Grupo Media Capital, conforme destaca o Relatório de Sustentabilidade 2020 do Grupo Media Capital. Por esse motivo, foi definido e implementado internamente um processo de validação de todos os conteúdos jornalísticos veiculados pela TVI. Como tal, todos os dias são realizadas reuniões com a Direção de Informação da TVI. Nessas reuniões, são discutidos os conteúdos informativos abordados na véspera, ao mesmo tempo que se define o ângulo de abordagem de cada notícia para o dia em questão, pelas diferentes plataformas.

O estudo sobre a atuação da Media Capital ao longo de 2020 dá ainda conta de que, com vista a garantir o rigor, a isenção e a independência dos conteúdos noticiosos, a Informação da TVI tem o seu próprio Conselho de Redação. Este órgão fiscalizador encarrega-se de escrutinar os conteúdos e a estratégia jornalística, cujo valor tem sido reconhecido pelo público. Em 2020, a TVI24 venceu o Prémio Cinco Estrelas na categoria de melhor canal de informação, reforçando, assim, a confiança e a preferência dos espetadores. Também o MaisFutebol ganhou o prémio de melhor programa desportivo.

O Relatório de Sustentabilidade 2020 realça ainda o reconhecimento público de que a Informação da TVI se destaca por um acompanhamento noticioso de proximidade. A cobertura da pandemia ou da discussão sobre a lei da eutanásia são exemplos disso. Outro dos pontos fortes é a divulgação e a análise dos eventos mais relevantes a nível internacional, como aconteceu com as eleições presidenciais nos EUA ou o Brexit.

Os elevados padrões de qualidade dos conteúdos noticiosos são, para a Media Capital, essenciais para construir uma sociedade mais justa e democrática.

Na próxima semana, a MC News regressa com a apresentação dos principais destaques do Relatório de Sustentabilidade 2020, dando especial enfoque às empresas de produção audiovisual do Grupo Media Capital.