Todos os verões há registo de vários casos de crianças que os pais perdem de vista, sobretudo na praia. Por isso, desde 2012, a Polícia de Segurança Pública tem vindo a implementar o programa “Estou Aqui”, que conta com o apoio da Rádio Comercial e da Meo Kids. A iniciativa, exclusiva e pioneira, prevê a atribuição de uma pulseira com um código único que permite agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família.

“Quem já passou pelo susto de não saber de um filho, nem que fosse por uns minutos, sabe bem que esta iniciativa é crucial. A Comercial associa-se, uma vez mais, a esta fantástica iniciativa da PSP e da Meo, que tem o nobre objetivo de zelar pelas famílias e pela paz de espírito de todos, durante estes meses de verão. Por isso, uma vez mais, dizemos ‘Estou aqui’. ”, destaca Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial.

Em quase dez anos do programa “Estou Aqui”, já foram distribuídas mais de 380 mil pulseiras e resolvidas 10 ocorrências de desaparecimento graças à iniciativa. As pulseiras destinam-se a crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos. Sem qualquer relação com dados pessoais, são válidas em todo o território nacional. Além disso, se se viajar para a Europa, as crianças podem e devem usar a pulseira pois este serviço poderá ser validado com as restantes polícias da União Europeia.

A adesão ao programa que visa a segurança infantil é gratuita e tem a validade de um ano. Excecionalmente, devido ao atual contexto pandémico, a PSP está a prolongar a validade das pulseiras da edição de 2020/21 até 31 de dezembro de 2021 (o prazo era suposto terminar a 31 de maio).

Link:

https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm