AWAY, um novo conceito editorial onde a sustentabilidade, energia, mobilidade e smartcities partilham um espaço de divulgação, faz hoje, dia 7 de setembro, um ano.

São 365 dias a informar, com rigor, sobre as melhores soluções de combate à crise climática, a divulgar inovações que auxiliam a transição energética, a apresentar renovados conceitos de mobilidade sustentável e a revelar inovações no campo das cidades inteligentes e conectadas.

A AWAY nasceu no centro do furacão informativo da pandemia da Covid-19, com a crise dos combustíveis e da energia numa iminência que se veio a tornar uma realidade presente no quotidiano de todas as pessoas.

A guerra na Ucrânia e a possível escassez de gás ou eletricidade veio demonstrar a necessidade de alternativas válidas e urgentes à utilização do petróleo. É preciso mudar mentalidades na utilização, mas é acima de tudo urgente repensar soluções para um futuro que é agora cada vez mais próximo.

O constante aumento dos combustíveis, energia, entre outros bens, obriga a repensar todas as prioridades, e na AWAY apostamos diariamente em dar preciosas dicas que auxiliem nas poupanças do dia a dia.

A AWAY é hoje uma marca verdadeiramente global no plano informativo. Além do site www.away.iol.pt e das redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram, a AWAY tem ainda presença semanal via podcast na plataforma da rádio mais ouvida em Portugal, a Rádio Comercial, e possui um espaço quinzenal no programa de informação Esta Manhã da TVI.

E não vamos ficar por aqui.

Na AWAY, o planeta e as pessoas estão em primeiro lugar, mas sabemos que a sociedade continua a precisar de se movimentar, viver em harmonia e deixar um futuro melhor aos descendentes. Acreditamos que se há um caminho melhor e mais sustentável que podemos percorrer então esse será o nosso caminho.

Estes 365 dias foram para a AWAY apenas o começo de um belo percurso. Vamos mais longe, vamos deixar também o nosso contributo diariamente na natureza e desta vez queremos contar com cada um, com todos.

Para comemorar o primeiro aniversário, a AWAY está a criar a “Floresta Away” - https://away.iol.pt/florestaaway -, um projeto que nasce da convicção de que a mudança precisa de começar em cada um de nós. Porque queremos inspirar todos e levar a acreditar num futuro melhor e porque, acima de tudo, nós acreditamos que é possível mudar, vamos começar por plantar uma árvore por cada dia da nossa existência.

A partir do próximo dia 21 de setembro, a AWAY irá abordar aqui quinzenalmente temas como a sustentabilidade, mobilidade ecológica e smartcities, bem como partilhar dicas sobre poupança energética.

Porque acreditamos que é preciso plantar para colher.

Paulo Passarinho, Coordenador Editorial AWAY