Bateram-lhe no carro! 5 dicas do que pode e deve fazer

Um acidente na estrada é sempre muito desagradável. Mas ainda mais desagradável é quando vamos na nossa viagem sem grandes preocupações e de repente alguém nos bate no carro e foge…

O que fazer? Acima de tudo não entrar em pânico.

A primeira questão. Estava parado na via publica ou também ia em circulação? Se estava parado há algumas dicas que não necessita aplicar (como colocar um triângulo de sinalização por exemplo). Mas vamos perceber então.

 

Dicas do que deve fazer se lhe batem no carro e fogem

1. Chamar as autoridades de trânsito. Deve faze-lo quer tenha sido um acidente na estrada ou se lhe bateram no carro em um estacionamento.

Em qualquer das situações nunca abandonar o local sem chegar a polícia.

Deve explicar o ocorrido e insistir (se necessário) para que tomem a devida conta da ocorrência. Não se esqueça que precisa da queixa para a seguradora e já agora para poder apresentar uma queixa contra desconhecidos.

2. Sinalizar o acidente de forma correta. Utilize o triângulo em segurança e, mantenha-o visível aguardando a chegada das autoridades.

3. Recolha toda a informação possível para enviar à seguradora, quer junto das autoridades, quer de qualquer pessoa que possa ter visto o que aconteceu.

4. Procure testemunhas. Mesmo que tenha sido você a ver o ocorrido tente encontrar e ter várias testemunhas diferentes que possam corroborar o que aconteceu. Insista com as pessoas em redor porque na próxima vez pode acontecer a uma delas…

5.Fundamental registar tudo em foto com o telemóvel. Com o seu carro sinalizado e em segurança procure registar tudo, os danos no local, a zona onde ocorreu e todos os pormenores contam. Lembre-se que os telemóveis podem guardar na foto a informação de hora e local da foto, para prova futura.

 

Não entre em pânico! A calma irá permitir-te ultrapassar com mais facilidade este momento.

 

Paulo Passarinho, coordenador-editorial AWAY.IOL.PT