Podemos olhar tendências, ler relatórios, ouvir gurus na matéria: mas tentar antever o que será a paisagem digital no próximo ano, nos próximos meses ou até nas próximas semanas, é sempre uma incógnita. A única certeza é que o digital toma já conta das nossas vidas e não vai parar de crescer.

Dos 7.98 mil milhões de habitantes do planeta Terra, 5 mil milhões estão conectados à internet e, desses, mais de 95% usam redes sociais. Em 2022, os portugueses passaram em média 111 minutos por dia nas redes. E esse número sobe para 163 minutos por dia - quase três horas-nos utilizadores entre os 25 e os 34 anos*.

Se a tendência se mantiver, em 2023 esses números vão aumentar. E, à medida que a paisagem digital das redes sociais evolui e se diversifica, também nós temos de fazer cada vez melhor.

Na TVI encaramos as redes sociais como uma oportunidade para estar mais próximos do nosso público, para criar e cultivar comunidades, para ouvir atentamente as preferências e os desafios que nos colocam os nossos utilizadores. Para o fazer, invertemos a máxima “less is more” e optamos convictamente por um “more is more”. E por isso fazemos cada vez mais: aumentámos frequência e moderação, experimentámos mais formatos, criámos mais conteúdos próprios que mostram o outro lado da TVI (bastidores, quizzes, espaços de trabalho, etc.), apostámos em ideias 100% digitais, criando um espaço dinâmico que complementa e acrescenta à programação em antena.

Reflexo deste trabalho exaustivo e continuo é o sucesso que são as redes sociais da TVI:  gerimos a maior página de facebook de media em Portugal (2.5 milhões de seguidores), uma das maiores páginas de Instagram de media em Portugal (750 mil seguidores) e somos a televisão mais seguida no TiK ToK e no Youtube no nosso país. Acreditamos, por isso, que nas duas horas diárias que o consumidor médio português passa nas redes sociais, muitas são passadas com a TVI.

É verdade que tentar antever o que será a paisagem digital no próximo ano pode ser uma incógnita. Mas é uma incógnita boa que nos obriga a repensar constantemente o que fazemos, que nos provoca e nos leva a alterar procedimentos, que nos faz questionar até as receitas de sucesso e nos empurra para responder aos novos desafios. E a experimentar sempre, sem medo de falhar.

Porque no digital, como em todas outras coisas, more is (always) more.

(Este texto foi escrito sem a ajuda do ChatGPT)

*De acordo com a edição de 2022 do estudo da MarkTest "Os Portugueses e as Redes Sociais"