Nasce com a missão de divulgar ações de mobilidade sustentável, mas também quer provocar e inspirar os cidadãos para a mudança. Um estilo de vida mais saudável e sustentável é o objetivo da AWAY, nova marca de Mobilidade Sustentável do Grupo Media Capital. Paulo Passarinho, coordenador do projeto em atualização diária em away.iol.pt, fala à MC News sobre o que distingue a AWAY e como pode contribuir para práticas mais responsáveis.

MC News: O que diferencia o projeto AWAY? 

Paulo Passarinho: Este projeto tem como principal missão a divulgação de tudo quanto sejam ações em torno da mobilidade sustentável, colocando sempre a pessoa, o cidadão, no centro da comunicação. A AWAY pretende focar-se num estilo de vida mais saudável e mais sustentável. Aquilo que nós queremos é que as pessoas percebam que, se há um caminho que precisam de realizar, podem fazê-lo de uma forma mais sustentável. E é nesse sentido que a AWAY nasce de uma forma diferenciadora. Ainda não existia em Portugal nenhum projeto, nenhuma marca que congregasse, ao mesmo tempo, todos os interesses de mobilidade e sustentabilidade, em associação com a tecnologia, preocupando-se com as pessoas no meio onde vivem e se movimentam. 

MC News: Falamos de uma marca que se concretiza enquanto magazine digital.

PP: Exato, é uma nova marca do Grupo Media Capital e é um magazine digital, com atualidade diária, feita por jornalistas. Vamos contar, sempre que possível, com o contributo de especialistas. A identidade da marca AWAY contempla que possa ainda ter outras vertentes. Mais do que noticiar, é importante motivar a discussão e dar espaço à opinião, sempre devidamente identificada. 

MC News: A informação é a chave para que cada cidadão adote um comportamento mais responsável?

PP: Quando exigimos que as marcas mudem para veículos mais sustentáveis, que as fábricas mudem para conceitos mais sustentáveis, que as cidades se alterem para a nossa mobilidade ser mais eficiente, não nos podemos esquecer que nós, pessoas, também temos obrigações.

MC News: A mobilidade nas nossas cidades é um problema há muito identificado. Como se posiciona a AWAY? 

PP: A AWAY é um projeto de mobilidade global. As smart cities estão a surgir. Há várias cidades em Portugal que estão a avançar nesse caminho e isso significa a transformação do tecido urbano para que a pessoa possa viver melhor.

"A AWAY terá uma componente muito forte naquilo que é a divulgação de boas práticas, de boas políticas, que visem melhorar a mobilidade do cidadão e a utilização das cidades."

MC News: A AWAY vem dar-nos novas perspetivas sobre aquele que será o lugar do automóvel em sociedades sustentáveis?

PP: O automóvel, como nós o conhecemos, já leva bastantes anos. Não sei se ele deixará alguma vez de existir. Mas, da forma como o conhecemos, tem de evoluir e está a evoluir. A AWAY irá acompanhar essa mudança. Reduzir as emissões de CO2 é uma imposição da União Europeia e é uma necessidade. E não são só os automóveis que têm de mudar, eles não podem ser o bode expiatório. Há outras formas de locomoção que também têm de ser repensadas, como os aviões ou os barcos.  Nós, na AWAY, iremos dar visibilidade a todas as novas formas de mobilidade.

MC News: Num momento em que tanto se fala em sustentabilidade, não corremos o risco de banalizar o assunto? Como pode a AWAY continuar a colocar o tema na agenda?

PP: A AWAY vai ser uma marca informativa, mas também queremos promover o diálogo e a consciencialização das pessoas. Compete-nos provocar.

MC News: E Inspirar?

PP: É uma das nossas intenções. Se a pessoa se sentir inspirada, vai encontrar soluções, vai ser capaz de mudar e fazer diferente.