“É a minha grande paixão”, começa por dizer Mónica Costa, em jeito de apresentação. Aos 6 anos, já tinha aulas de ballet. Depois, experimentou a dança moderna e, mais tarde, rendeu-se ao modern fusion. Mónica, que tem 31 anos e trabalha no departamento de comunicação da Plural, também é professora de dança. “Houve um período em que, por motivos de trabalho, parei de dançar. Foram os piores anos da minha vida. Não sou feliz sem a dança. Quando estou na academia onde dou aulas, sinto-me em casa.”

Foi por influência de uma professora, que hoje é também uma grande amiga e inspiração, que Mónica começou a ver na dança mais do que um desporto ou forma de expressão. “Dou aulas a crianças e é muito gratificante. Elas ganham confiança, autoestima, sentem-se bonitas a dançar. Revejo-me nelas quando era pequena.”

Com a Academia Dance Fusion do Montijo, onde hoje faz parte da equipa de professores, Mónica também já fez várias apresentações de dança. “Sempre que subo ao palco, é como se fosse a primeira vez. Tenho muito medo de falhar, por isso treino até à exaustão." O momento mais especial aconteceu durante um concerto do músico Badoxa: “Fazia parte do corpo de bailarinos e, assim que pisei o palco do Coliseu dos Recreios, emocionei-me. É uma sala única, histórica, os grandes artistas já passaram todos por lá.”