Após o anúncio do lançamento da CNN Portugal, em finais de maio,a Media Capital tornou público, na segunda-feira, os nomes que vão estar à frente do novo projeto multiplataforma de informação do país. Nuno Santos assume o cargo de diretor da CNN Portugal, deixando a direção-geral da TVI, que vai ser assumida interinamente por Hugo Andrade, diretor-geral adjunto do canal, até à nomeação de novo responsável.

“A CNN é uma marca global, que simboliza o melhor e mais audaz jornalismo que se pratica no mundo inteiro. É essa marca que vamos trazer para Portugal. O desafio é enorme e estas semanas de preparação têm sido exigentes e, simultaneamente, fascinantes”, adianta Nuno Santos. O diretor da CNN Portugal sublinha que “o mundo mudou e o modo de fazer Informação também. O digital será, por isso, uma das nossas prioridades. Para além desse fator inovação, o rigor, a credibilidade, a rapidez e a eficácia vão distinguir-nos”.

A Media Capital fez ainda saber, em comunicado, que Frederico Roque de Pinho é apontado como diretor-executivo responsável pelo canal de televisão da CNN Portugal e que Pedro Santos Guerreiro ocupa o lugar de diretor-executivo responsável pelo digital. Ambos os profissionais se mostram entusiasmados com o novo desafio.

“Perguntem quem está a investir num projeto de jornalismo e a resposta será CNN Portugal. É um privilégio entrar a bordo desta equipa, deste compromisso, desta ambição. Numa palavra: factos”, destaca Pedro Santos Guerreiro. O profissional foi fundador e diretor do Jornal de Negócios e diretor do Expresso. Em ambos liderou projetos de transformação digital.

Já Frederico Roque de Pinho, que assumiu, há cerca de ano e meio, o cargo de editor geral de informação da TVI, sublinha: “a CNN é a maior referência global de jornalismo e é esse elemento determinante e distintivo de rigor e excelência que queremos para o projeto português”. No passado, Frederico Roque de Pinho chefiou a redação da SIC, tendo abraçado, nos últimos anos, vários projetos em Angola, Brasil e Estados Unidos nas áreas da Informação e do Entretenimento.

CNN Portugal e Informação da TVI partilham redação

Com o lançamento da CNN Portugal, a TVI24 termina, assim, a sua atividade. Nas palavras do CEO do Grupo Media Capital, o canal cumpriu a “missão de fazer uma informação mais próxima dos portugueses”.

No futuro, a CNN Portugal e a TVI vão partilhar a mesma redação, sem prejuízo de existirem equipas dedicadas a cada um dos projetos. Neste sentido, está prevista uma formação intensiva que abrange não só todos os profissionais que vão integrar o novo projeto de Informação da Media Capital, como também a redação da TVI. A formação, que deve começar nas próximas semanas, estende-se aos novos colaboradores selecionados no âmbito do processo de recrutamento para a CNN Portugal.

A construção do estúdio da CNN também já está em velocidade de cruzeiro, devendo este começar a ser instalado ainda em setembro.

Uma equipa de vários responsáveis internacionais da CNN esteve em Portugal nos últimos dias, a acompanhar os trabalhos para a criação e o desenvolvimento da CNN Portugal.