Pelo terceiro ano consecutivo, a TVI e a CNN Portugal foram Media Partners oficiais da Semana da Mama, uma iniciativa promovida pela Fundação GIMM – Gulbenkian Institute for Molecular Medicine -, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, que decorreu entre 2 e 5 de outubro, no Palácio Anjos, em Algés.

Durante quatro dias, ciência e sensibilização estiveram lado a lado num programa que combinou conversas com especialistas, exposições científicas, doações de sangue para o Biobanco e atividades abertas à comunidade. O objetivo foi claro: informar, envolver e inspirar todos na luta contra o cancro da mama.

A edição deste ano registou um aumento de 32% no número de participantes, o que se traduziu também num crescimento significativo do número de amostras recolhidas. Só durante esta semana, foram recolhidas 2.675 amostras para o Biobanco do GIMM (em 2024 tinham sido 1.656), correspondentes a 327 dadores, reforçando a relevância científica e social da iniciativa.

“O envolvimento de parceiros como a TVI e a CNN Portugal é importante para nos ajudar a levar a nossa mensagem a todas as casas do país.”, comenta Mariana Matos, responsável de Angariação de Fundos e Parcerias da Fundação GIMM

A Semana da Mama continua assim a afirmar-se como um espaço de encontro entre ciência, comunidade e esperança, uma causa que a TVI e a CNN Portugal fazem questão de apoiar, ano após ano.

Atualmente, o cancro da mama afeta uma em cada oito mulheres em Portugal.