A pergunta pode parecer inusitada, tendo em conta a vertigem dos dias que vivemos. Há um ano, por esta altura, olhar para o futuro era já um exercício particularmente difícil. Mas o que dizer agora? Se para além da guerra na Ucrânia temos uma no Oriente. Se continuamos a somar vítimas inocentes às listas irracionais das guerras. Se a consequência de tudo isto pode vir a ser uma crise económica, europeia e mundial.
Ainda haverá espaço para refletir sobre o futuro? Há. É pelo menos assim que nós, na CNN Portugal, encaramos o nosso papel desde o primeiro dia. Não como meros mensageiros de notícias - sejam elas boas ou más - mas como uma estação que, entre muitas outras coisas, se distingue pelo valor acrescentado que aporta à informação do dia a dia.
Este mês a CNN Portugal assinala o seu segundo aniversário e, à semelhança do que fez há um ano, a ocasião não serve apenas para abrir garrafas de champanhe e celebrar com o público o sucesso deste projeto. Esta é mais uma oportunidade para debatermos o mundo, para o interpretarmos e explicarmos as suas vicissitudes, sem dogmas nem polarizações.
A 21 de novembro rumamos ao Porto e abrimos o palco da Alfândega do Porto ao debate sobre o futuro. Da geopolítica, da economia, do país, da Europa e do mundo.
A segunda edição da CNN Portugal International Summit traz este ano oradores internacionais que nos vão ajudar a olhar para o futuro, interpretando o passado e o presente. Pascal Lamy, vice-presidente do Paris Peace Forum, vem ao Porto falar dos caminhos que a Europa tem de percorrer para chegar à prosperidade económica, mas também política, numa conversa com Sérgio Sousa Pinto, comentador da CNN Portugal e presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros. Farah Pandith, especialista em política externa e no combate ao extremismo violento, ajudará a enquadrar o conflito que se vive neste momento no médio oriente, mas também as consequências no mundo ocidental. Durão Barroso, ex-presidente da Comissão Europeia trará a sua visão sobre a nova geopolítica mundial. E José María Aznar, ex-chefe do Governo de Espanha, é o convidado de honra do jantar de aniversário da CNN Portugal e vem partilhar a sua visão sobre o futuro da Europa num novo contexto geopolítico.
A nível nacional, José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna fará uma intervenção sobre as novas Fronteiras por um espaço de liberdade, segurança e justiça, Luís Montenegro, presidente do PSD falará sobre o papel de Portugal na Europa e Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal, sobre a convivência entre política orçamental e política monetária.
Neste olhar sobre o futuro, haverá ainda espaço para compreender melhor como a Inteligência Artificial está a mudar a vida das empresas e dos cidadãos, com Bernardo Correia, Country Manager da Google Portugal, Andres Ortola, Diretor-geral da Microsoft Portugal e Rui Lopes, CEO da Agentifai. O enquadramento ficará a cargo de António Lagartixo, CEO da Deloitte, main sponsor da CNN Portugal International Summit.
O encerramento caberá ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Para garantir o seu lugar, na conferência ou no jantar,dia 21 de novembro, basta ir ao site da CNN Portugal e inscrever-se. Contamos consigo.