Entre os dias 02 e 05 de abril, os estúdios da Globo e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foram palco do Internacional Academy Day, um evento que se realiza a cada dois anos e é promovido pela Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas dos Estados Unidos, para discutir o futuro do setor dos media a nível internacional e que teve como anfitriã a Globo.

Este evento, no qual a TVI esteve presente, reuniu mais de 300 executivos e especialistas do setor audiovisual de várias partes do mundo e é considerado um dos mais importantes no meio audiovisual.

Em representação da TVI, Pedro Morais Leitão, CEO do Grupo Media Capital, José Eduardo Moniz, Diretor-Geral da TVI e Margarida Vitória Pereira, Diretora de Planeamento, Aquisições e Vendas de Conteúdos da TVI, marcaram presença e assistiram aos vários painéis de debate onde foram analisados e discutidos temas como a criação de novos conteúdos, a forma de contar histórias, estratégias na produção de streaming, entre muitos outros temas relacionados com o setor dos media.

No painel de abertura intitulado "O Poder Duradouro da TV Aberta", participaram José Eduardo Moniz, diretor-geral da TVI (Portugal), Javier Goldschmied, diretor de programação da TVN (Chile), Amauri Soares, diretor da TV Globo, e Guilherme Ravache, consultor e colunista. Durante a discussão, abordaram temas como o alcance da televisão, oportunidades de publicidade e o papel da inteligência artificial na produção audiovisual. José Eduardo Moniz destacou que a IA deve ser vista como uma ferramenta e não como uma concorrente e reforçou a importância de bons parceiros para fortalecer a produção de conteúdos e para nos mantermos competitivos. Nas palavras do Diretor Geral da TVI, "Temos que encontrar caminhos de aliança entre operadores, entre televisões de vários países, entre televisões que, antigamente, eram adversárias e agora são parceiras, entre as TVs e as produtoras. Isso é que é fundamental”.