As alterações climáticas, a poluição dos oceanos, a escassez de água, a transição energética e a mobilidade são alguns dos temas do novo programa semanal da TVI24, “Hora de Agir”. Com estreia no último sábado, 5 de junho, o programa é dedicado à sustentabilidade e resulta de uma parceria entre o canal de Informação da TVI e o Fórum Energia e Clima da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A apresentação está a cargo do jornalista Marcos Pinto: “Este programa vai contar com a presença dos melhores especialistas a partir dos seus países de origem, países de língua portuguesa”.

Ao longo de 12 semanas, “Hora de Agir” propõe-se alargar o debate em torno da sustentabilidade ambiental, apresentando soluções e iniciativas que contribuem para o cumprimento da Agenda 2030, proposta pelas Nações Unidas. “Não queremos protestar. A crise climática só se vai resolver se houver união de todos”, destaca Ricardo Campos, Presidente do Fórum Energia e Clima da CPLP, que participa, todas as semanas, no programa. “O tema é urgente e, por isso, exige sensibilização, cooperação e partilha de conhecimento. Nenhum país é mais importante do que o outro, mas as realidades socioeconómicas são diferentes. É preciso apoiar os mais vulneráveis.”

Dois especialistas de diferentes áreas da sustentabilidade são convidados, todas as semanas, a debater os temas do programa. Com vista a reduzir a pegada carbónica, os convidados participam sempre por videochamada, evitando as deslocações e, por conseguinte, a emissão de CO2 para a atmosfera.

“Hora de Agir” é emitido aos sábados na TVI24, pelas 18h45. O programa tem repetição na TVI24, na noite de sábado para domingo, às 01h30, e também ao domingo, às 10h45.