Começou por fazer kitesurf “por curiosidade” há mais de vinte anos, mas logo descobriu que não se adaptava a ondas e água fria. Só mais tarde, quando viveu no Brasil e frequentou a praia de Jericoacoara, é que Maria João Costa “apanhou” o gosto pela modalidade. O kitesurf exige-lhe “uma concentração tão grande” que, diz a autora da novela “Amar Demais” em exibição na TVI, “é o único momento em que desligo o cérebro e deixo de pensar nas minhas personagens, no que quero escrever”.

Apaixonada por viagens, Maria João Costa assume que, hoje, é o kitesurf que lhe “dita” o próximo destino. “Agora ando com Madagáscar na cabeça. As rotas do kitesurf são as melhores do mundo. Os lugares são sempre paradisíacos.” É o caso da praia de Paje, em Zanzibar: “Fui para lá em janeiro e, quatro dias depois de chegar, Portugal entra em confinamento. Acabei por ficar lá durante um mês e meio. Ia regressar para quê? Para me fechar em casa? Resolvi ficar e aproveitei para praticar kitesurf quase todos os dias.”

Apesar de já contar com alguns anos de experiência no kitesurf, Maria João Costa defende que é muito importante ter aulas. “Basta caíres em cima de um coral e podes magoar-te à séria. A segurança nos desportos de mar é fundamental. Tens de saber o que estás a fazer. Agora estou a aprender a dar saltos, por exemplo, mas faço-o com um professor.”  A próxima viagem da argumentista, que venceu um Emmy com a novela Ouro Verde da TVI, “já está marcada”. O equipamento de kitesurf não ficará, por certo, em terra.