"Sobreviveram à Guerra e à travessia do mar, agora têm medo de morrer com COVID-19", reportagem da autoria do jornalista da TVI André Carvalho Ramos, publicada no site da TVI24, foi distinguida pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens com uma menção honrosa, na categoria de Imprensa Nacional/Online. O trabalho reflete a dura realidade enfrentada por milhares de refugiados nas ilhas gregas que, presos nos campos, se amontoam à espera de comida, sem terem como adotar medidas de higiene e  proteção para fazer face à pandemia de COVID-19. 

O Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia” foi criado pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, que reúne diversas entidades, entre elas a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

Com o apoio da SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, este prémio destina-se a profissionais dos meios de comunicação social portugueses, que tenham produzido trabalhos publicados em Portugal.

São reconhecidas as produções jornalísticas divulgadas na Imprensa/Online, Rádio e Televisão, que tenham em conta a promoção e divulgação dos direitos da criança, numa perspetiva crítica, pluralista e inclusiva.