Um mês depois da inauguração, a exposição retrospetiva de fotografias de Ruy de Carvalho, patente na Casa do Artista, em Lisboa, continua a somar visitantes. “É um privilégio poder homenagear, desta forma, um dos maiores atores portugueses. Acima de tudo, tem sido muito bom ter o Ruy de Carvalho a fazer algumas visitas guiadas à exposição”, destaca Nélson Mateus, o comissário de “Retratos contados de Ruy de Carvalho”. A iniciativa conta com o apoio da TVI que Nélson Mateus diz ser um “serviço público”. "Não só está ao lado de um projeto que homenageia um ator que, durante tantos anos, fez parte da ‘família TVI’, como apoia uma iniciativa que faz uma pequena retrospetiva de um dos atores mais queridos dos portugueses.”

Com 94 anos de idade e a comemorar 79 anos de carreira, Ruy de Carvalho é um dos atores há mais tempo no ativo. “Todo o Tempo do Mundo”, “Olhos de Água”, “Filha do Mar”, “Sonhos Traídos”, “Destinos Cruzados” ou “Inspetor Max” são algumas das muitas produções da TVI nas quais o consagrado ator participou ao longo dos anos. “Tudo isto faz com que o Ruy de Carvalho seja transversal a várias gerações”, diz Nélson Mateus.

“Retratos Contados de Ruy de Carvalho” inclui fotografias do artista desde a sua infância até aos dias de hoje. O processo de seleção das imagens foi desafiante: “Com uma vida tão preenchida, é muito difícil escolher umas fotos e não escolher outras. Depois, existia ainda o limite do espaço e a vontade que eu tenho de que esta seja uma exposição itinerante. Logo tinha que ter limites na quantidade de fotos que iria usar.”

Em setembro, a exposição ruma a norte, acompanhando a peça “A Ratoeira” que se estreia no Coliseu do Porto. Nélson Mateus gostava ainda que a mostra pudesse acompanhar a itinerância da peça, que tem espetáculos marcados para Setúbal, Funchal, Figueira da Foz, Santa Maria da Feira, Póvoa do Varzim, Braga e Leiria.