O ano de 2024 marca um momento transformador no panorama científico em Portugal, com a criação da Fundação GIMM - Gulbenkian Institute for Molecular Medicine. Esta nova instituição resulta da fusão visionária entre dois pilares da investigação científica nacional, o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Instituto de Medicina Molecular (iMM), e reflete o compromisso de não só continuar a promover a excelência científica, mas também de acolher os melhores cientistas da nossa geração e futuras.

Mais do que um centro de excelência, a Fundação GIMM tem uma missão clara: reforçar os laços com a sociedade civil. Este novo instituto procura promover a colaboração entre todos os atores envolvidos, incluindo cidadãos, pacientes, investigadores, profissionais de saúde, líderes da indústria, autoridades governamentais e mecenas. É através deste diálogo aberto e colaborativo que pretendemos enfrentar os desafios globais de saúde.

Um exemplo concreto dessa visão é a criação de missões orientadas para resolver problemas reais de saúde. Entre essas missões, destaca-se a investigação sobre o cancro da mama metastático. Em 2022, Portugal registou 8.954 novos casos de cancro da mama, e 2.211 mulheres perderam a vida para a doença, sendo dois terços destas mortes atribuídas à fase metastática. A urgência de enfrentar este desafio impulsiona o trabalho da Fundação GIMM.

Nesse contexto, surge a Semana da Mama, uma campanha de sensibilização que reflete a união dos dois grandes objetivos da Fundação: a investigação científica e a proximidade com a sociedade. Nesta segunda edição, que ocorrerá de 15 a 19 de outubro de 2024, no coração da Cidade Universitária de Lisboa, serão promovidas diversas iniciativas com o intuito de informar os cidadãos em relação ao cancro da mama de uma forma inovadora e acessível.

Ao longo de cinco dias, o evento contará com a participação de cientistas, médicos, pacientes e outros intervenientes, com o objetivo de empoderar cada participante com informação relevante que possa ser aplicada na sua vida quotidiana. Este é um espaço de partilha de conhecimento, onde cada pessoa é encorajada a tomar um papel ativo na sua própria saúde.

Esta iniciativa só é possível graças a parcerias com várias entidades que se associaram à causa, incluindo a TVI/CNN Portugal, que, pelo segundo ano consecutivo, desempenha um papel crucial na amplificação desta mensagem. Ao ajudar a atrair a atenção para a Semana da Mama conseguimos sensibilizar para a importância da deteção precoce da doença e da investigação nesta área.

Dado que 1 em cada 8 mulheres poderá vir a desenvolver cancro da mama ao longo da sua vida, é muito provável que todos nós conheçamos alguém afetado por esta realidade. A Semana da Mama 2024 será, assim, uma oportunidade única para reunir ciência e sociedade, promovendo a consciencialização e a ação conjunta em prol de um futuro mais saudável e informado.

Conheça todo o programa em semanadamama.pt.