“Eu construí um arsenal bélico que este país nunca teve antes”. O orgulho com que Donald Trump contou isto a Bob Woodward, multipremiado jornalista do Washington Post, numa das várias horas de entrevistas feitas ao ex-presidente norte-americano, é bem a prova de como nos últimos anos as grandes potências mundiais se foram preparando para a guerra. 


Fosse esta a pior das “tiradas” de Trump que se podem ouvir no mais recente audiolivro lançado por Bob Woodward e talvez não fosse tão assustador imaginar que Donald Trump ainda pode regressar aos comandos de uma potência mundial como os Estados Unidos. 


A verdade é que, se Trump investiu no arsenal bélico americano, Putin fez o mesmo e está a dar-lhe uso. A invasão da Ucrânia em fevereiro deste ano trouxe a morte e a destruição a um Estado soberano, numa violação clara de todos os tratados internacionais, mas as suas consequências não se ficaram por aí. 
A guerra na Ucrânia pôs a descoberto um conjunto de fragilidades económicas e políticas na Europa, com consequências ainda difíceis de determinar. A geopolítica mundial está em mudança acelerada e há até quem já fale numa nova ordem económica. 


Quase a completar um ano de emissões, a CNN Portugal afirmou-se desde o primeiro dia como canal líder no seu segmento e fez uma cobertura ímpar da guerra da Ucrânia, sendo, neste momento o único órgão de comunicação social português com uma equipa de reportagem em território ucraniano. 


Mas o nosso papel não se esgota na televisão, nem no digital, onde a CNN Portugal é hoje um importante player em Portugal. Informar é uma missão eternamente acabada, pelo que, do nosso lado, procuramos todos os dias encontrar novas formas de chegar ao público, não apenas com notícias, mas com protagonistas que ajudem a um debate informado sobre o país e o mundo. 


É por isso que, neste primeiro aniversário, a CNN Portugal está a organizar a primeira grande CNN Portugal International Summit. Uma oportunidade única de olharmos para os desafios que temos pela frente – na política, na economia, na defesa e na democracia – e perspetivarmos um futuro. “Embrace the future: the world as we want it to be” é o tema desta cimeira que junta, no Myriad Crystal Center, em Lisboa, várias figuras nacionais e internacionais. 


Bob Woodward, jornalista e escritor que privou com os últimos nove presidentes norte-americanos e publicou sobre eles vários trabalhos jornalísticos e vários livros, vem a Lisboa a convite da CNN Portugal falar sobre os novos desafios que se colocam às democracias ocidentais. 


Roberta Metsola, Presidente do Parlamento Europeu, junta-se a esta conferência a partir de Bruxelas para nos falar da Europa que sairá desta guerra. 


Richard Quest, um dos jornalistas mais reconhecidos em todo o mundo pela sua capacidade de descodificar temas complexos e explicá-los numa linguagem que todos compreendam, que já entrevistou as mais altas figuras mundiais, também estará em Lisboa para uma intervenção sobre a nova ordem económica mundial. 


A estes nomes juntam-se ainda o Primeiro-ministro, António Costa, o Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, o atual Ministro das Finanças, Fernando Medina, Carlos Moedas, Presidente da CM de Lisboa e Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro, ex-ministro da defesa e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.


A lista de oradores ainda não está fechada, mas fica aqui uma pequena amostra do que pode encontrar nesta primeira CNN Portugal International Summit. É já no próximo dia 21 de novembro, no Myriad Crystal Center. Para saber mais e para se inscrever, basta seguir este link: https://cnnportugal.iol.pt/cnn-portugal-summit. Mais novidades em breve.