A rádio é fonte de informação e, simultaneamente, uma companhia para muitos portugueses, o que a torna ainda mais relevante neste cenário de pandemia e de confinamento. Para Pedro Ribeiro, Diretor de Programação da Rádio Comercial, o momento apresenta-se como "um desafio e também uma enorme responsabilidade, porque a rádio toca na linha da frente, a cada dia".

A Media Capital Rádios tem dado bem a volta ao desafio. Salvador Ribeiro, Presidente Executivo da MCR, incitou a equipa a superar-se, com uma certeza prévia: “faremos as melhores emissões de rádio”. Adotou medidas rigorosas e novas regras de funcionamento. Desde logo, todas as funções relativas aos departamentos administrativo e financeiro, recursos humanos, serviços centrais, comercial, marketing, tráfego e desenvolvimento digital entraram em regime de teletrabalho. Para além disso, embora as emissões sejam feitas na sede, todo o trabalho de preparação e produção dos programas é realizado a partir de casa.

Pode dizer-se que a rádio se está a adaptar rapidamente às novas dinâmicas da comunicação. “Neste momento, estamos a dar o que temos e o que não temos. Há muitas pessoas que se agarram a nós de manhã e, sem esquecer obviamente as mensagens diárias que traduzem muito bem a realidade, temos de continuar a fazer a nossa parte. Ajudar a enfrentar cada dia e fazer com que esta contagem decrescente para uma vida normal passe rápido”, comenta Vera Fernandes, que anima as manhãs da Rádio Comercial.

Em tempo de distância, os profissionais sentem que fazem uma rádio mais próxima. “O nosso sorriso, o nosso trabalho e as nossas brincadeiras não curam, mas podem ajudar a aguentar”, garante Vera Fernandes. A essa missão, a animadora junta uma preocupação, relacionada com as condições em que a própria equipa passou a trabalhar: “estamos separados, cada um no seu estúdio, e temos feito também um esforço para que esta separação não se note no ar. As mensagens que vamos trocando ao longo das quatro horas ajudam a manter a ligação. Pensar que o que fazemos tem uma importância acrescida nesta altura, ajuda-nos a sair da cama todos os dias. E ainda bem”, conclui.

A interatividade com os ouvintes faz, cada vez mais, parte da atividade dos animadores. Elsa Teixeira conta que “todos os dias recebemos mensagens de ouvintes a agradecer porque passámos aquela música, ou porque dissemos alguma coisa que lhes tocou, ou simplesmente porque os fizemos rir. E isso não tem preço! É uma grande responsabilidade, mas também é muito bom saber que estamos a contribuir para tornar estes dias mais leves”.