Os meus 27 anos a trabalhar na indústria da música têm sido uma jornada emocionante e gratificante, mas também desafiadora. Monotonia não faz parte da experiência.

Desde a União Lisboa, Farol Música, Música Alternativa, EMI Music Portugal, até voltar novamente para a Farol Música em 2005, tenho tido o privilégio de assistir de forma direta à evolução constante desta “máquina” grandiosa - tecnologia e formas de criar e distribuir música.

De José Cid a The Black Mamba, a Farol Música destacou-se como líder na música portuguesa e soube adaptar-se às mudanças do mercado digital, conquistando fãs em todo o Mundo.

Fundada nos anos 80, a Farol Música integrou-se no grupo União Lisboa no ano 2000, adquirindo um vasto catálogo. No entanto, foi após a sua aquisição pelo Grupo Media Capital que se afirmou como uma das maiores editoras discográficas em Portugal. Ao longo dos anos, artistas como HMB, David Carreira ou Carolina Deslandes iniciaram as suas carreiras sob a sua chancela, bem como os talentos revelados pelo sucesso da série Morangos Com Açúcar.

A Farol Música destacou-se como líder no segmento da música portuguesa e representou em Portugal o catálogo da multinacional Warner Music. Contudo, a transformação digital da indústria da música trouxe consigo desafios e oportunidades, aos quais a Farol soube responder com sucesso.

Em 2012, criámos um catálogo exclusivamente digital, apostando no apoio a artistas em início de carreira, oferecendo um serviço de licenciamento de conteúdos para alcançar um público à escala global.

Em 2016, a Farol Música deixou de produzir música no formato físico, mas manteve o catálogo nas plataformas digitais.

Agora, sob a gestão da TVI, a Farol irá lançar o programa "Conta-me" em podcast, apresentado por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, sendo o primeiro a ser distribuído em várias plataformas.

Acredito que esta nova parceria trará novas sinergias entre as empresas, com a TVI a beneficiar do vasto catálogo da Farol Música e a Farol a aproveitar a audiência e o conhecimento da TVI na produção de conteúdo audiovisual. A união de forças e competências poderá levar a resultados significativos e positivos, abrindo novas oportunidades de negócios quer no mercado da música quer no entretenimento em geral.

A indústria da música é um universo em constante mudança e é necessário estarmos sempre atentos para acompanhar as novidades e tendências.

Convido-vos a todos a acompanharem de perto os nossos próximos passos. Juntos chegaremos ainda mais longe!