A TVI está a preparar uma grande operação no terreno para a transmissão das celebrações do 13 do maio, em direto do Santuário de Fátima.

Uma equipa de informação composta por Joaquim Franco, o editor de religião e cidadania da estação, e pela repórter Rita Rodrigues, fará a cobertura informativa dos principais momentos das cerimónias religiosas. Na TVI pode acompanhar, na noite de quinta feira dia 12, a Procissão das Velas e, na sexta feira, as cerimónias do 13 de maio, em direto do Santuário de Fátima.

A impactante reportagem “Senhora da Carrasqueira”, de Joaquim Franco com Lígia Marta, integra também a programação da TVI dedicada ao dia 13 de maio. Os jornalistas quiseram saber se a imagem de Nossa Senhora de Fátima é fiel aos primeiros testemunhos dos “pastorinhos” e descobriram pormenores que permitem desenhar uma versão distinta, agora representada por quatro artistas, com diferentes técnicas e sensibilidades. O resultado da imagem da “senhora da carrasqueira”, como a designavam os “pastorinhos”, é surpreendente, uma vez que o traje da mulher descrita pelas crianças contraria as regras morais da época. A não perder, no J8 de quinta-feira, 12 de maio.

De referir também a emissão do “Repórter TVI” de dia 10 de maio, com uma outra reportagem de Joaquim Franco, “Páginas de Fátima”. O jornalista mostra-nos uma viagem pelos 100 anos do jornal “Voz da Fátima”, órgão oficial de informação e formação do Santuário.

Nesta que é mais uma importante operação televisiva, a EMAV, Empresa de Meios Audiovisuais, é a host broadcaster das celebrações em Fátima. Com uma equipa técnica de cerca de 30 profissionais, a empresa do universo Media Capital assegura a captação, para todos os canais televisivos, destas cerimónias tão significativas para muitos portugueses.