A meteorologia não tem estado a nosso favor, uma vez que, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), podemos contar com tempestade e chuva forte nos próximos dias. Mas, para os amantes de neve, há várias zonas do país que vão ficar sob um manto branco, em especial, e como é habitual, a Serra da Estrela. No entanto, há outra zona de Portugal que se torna mágica nesta altura do ano.
Falamos da aldeia Pitões das Júnias, em Montalegre, que fica pintada de neve sempre que as temperaturas baixam, acumulando-se nas redes sociais vídeos que dão conta deste cenário mágico.
Esta aldeia está inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a cerca de 1200 metros de altitude, sendo classificada como uma das aldeias mais altas de Portugal. A localização isola a aldeia, que foi perdendo muitos habitantes ao longo dos anos, ficando assim perdida no tempo, com exceção do inverno. Quando a neve começa a cair sobre falésias e picos graníticos, atrai visitantes de toda a parte, que querem sentir e brincar na neve e, ao mesmo tempo, explorar os campos onde pastam rebanhos ou provar o pão que sai do forno comunitário e o fumeiro da região servido nos restaurantes locais.
Fora do inverno, a aldeia tem outros encantos, em particular o passadiço junto à Cascata de Pitões das Júnias e a barragem da Paradela, um lago azul que contrasta com o verde da natureza envolvente. Mas, enquanto houver neve, é desfrutar do cenário que se segue e que mostramos na galeria de imagens.