Pela primeira vez, o formato de uma novela portuguesa é adaptado internacionalmente. Distinguida com o Emmy Internacional de Melhor Novela de 2010, “Meu Amor” foi agora rebatizada de “Diseañando Tu Amor” e estreou no dia 26 de abril no canal mexicano Las Estrellas, que pertence à Televisa, considerada a maior produtora de novelas do mundo. Um marco conquistado pela ficção portuguesa da TVI, como sublinha o autor que assina a trama original, António Barreira: “Esta adaptação pode ser a primeira ´lança em África´, desbravando caminho para que mais histórias nacionais possam ser adaptadas noutros mercados. Como pioneiro, não posso estar mais feliz.”

Com lugar na grelha de programação às 16h30 (hora do México), a novela alcançou uma audiência média de 2,3 milhões de espetadores no primeiro dia de exibição. Simultaneamente, estreou nos Estados Unidos da América na Univision, a cadeia de televisão dirigida ao público hispânico mais vista do mundo. Além dos números de audiência, também as críticas estão a ser muito positivas. Álvaro Cueva, um dos críticos mais respeitados da televisão mexicana, já fez saber, num artigo de opinião que pode ser lido no site da publicação Milénio, que a adaptação “despertou sensações que não experimentava desde a época de ouro da grande novela mexicana”.

Foi em 2014 que a Televisa comprou os scripts de cinco novelas que a Plural produziu para a TVI. Sete anos depois, a adaptação de “Meu Amor” vem mostrar que se trata de uma história “atemporal e universal”, sublinha António Barreira. “Os conflitos da trama podem ser contados em qualquer época, país ou língua. É essa a nossa função enquanto autores e criadores: conceber histórias que toquem pessoas em qualquer parte do mundo.”

O elenco da nova novela mexicana junta nomes importantes no universo de ficção da Televisa, como é o caso de Juan Diego Covarrubias que desempenha o papel equivalente ao da personagem interpretada pelo ator português Marco D’Almeida na versão da TVI. Em Portugal, a história foi um dos maiores sucessos da estação de Queluz de Baixo, com uma audiência média de 1 milhão e 200 mil espetadores, tendo contado com um elenco de luxo encabeçado por Rita Pereira, Margarida Marinho, Nicolau Breyner, Alexandra Lencastre e Paulo Pires.