“Está na hora de voltarmos aos restaurantes que trazemos no coração e de partilharmos com o mundo as histórias que lá passamos. Porque a vida não é para levar. É para comer aqui.” É este o manifesto do movimento de apoio à restauração em Portugal lançado pela TVI, em associação com a Makro Portugal e a Visa. O principal objetivo desta ação é sensibilizar a sociedade para a importância da recuperação do setor da restauração. “Acreditamos que, juntos, podemos fazer mais e ajudar um número ainda maior de restaurantes. Queremos usar a nossa voz e ação para mobilizar a sociedade no apoio a este setor tão importante para a economia portuguesa e que tanto tem sido impactado pela pandemia”, refere a Diretora de Comunicação do Grupo Media Capital, Mafalda Costa Pereira.

Com vista a divulgar o movimento, a apresentadora da TVI Mafalda Castro e o ator Lourenço Ortigão gravaram um vídeo num restaurante local onde lançam o desafio a todos os portugueses: apoiarem os seus restaurantes preferidos, partilhando histórias, vivências e experiências à mesa. A partilha pode ser feita aqui e/ou nas redes sociais, usando o hashtag #ParaComerAqui. Todos os participantes ficam habilitados a ver a sua história transmitida em direto no canal de Queluz de Baixo. “Nos restaurantes, a cultura e a comida juntam-se à mesa. E na TVI temos apoiado constantemente a gastronomia através de programas e de rubricas em que procuramos os saberes e os sabores de cada região do nosso país”, sublinha Mafalda Costa Pereira.

O movimento baseia-se, assim, em várias ações que agregam pequenos estabelecimentos e consumidores, com o recurso ao depoimento de pessoas “reais”. Diversas personalidades juntam-se ainda a este movimento nacional, partilhando histórias relacionadas com a temática da restauração, apelando a que todos voltem aos restaurantes. Quer-se também que os diversos conteúdos produzidos funcionem em sintonia, integrando Televisão, Rádio, Digital, Social Media e Influenciadores, num formato genuíno, atual e com significado. “Estamos, uma vez mais, ao lado dos portugueses, a apoiar e a contribuir para reanimar o setor da restauração, um setor tão importante na construção das nossas memórias.”