No próximo fim-de-semana, todos os caminhos vão dar a Cannes para aquela que é a maior feira de conteúdos do mundo - o MIPCOM, que decorre este ano entre 16 e 20 de outubro.

O MIPCOM é para os executivos de televisão uma espécie de regresso às aulas, que marca o início do ciclo televisivo de todas as estações do mundo; após a estreia das suas grelhas de Setembro, é tempo de ver as novidades e começar a planear o ano que vem. 

São 4 dias de networking, conferências, estreias, visionamentos e reuniões, muitas reuniões que se traduzem em negócios, no fundo a razão da existência deste evento. Em números, 13.500 participantes, 250 oradores, 4.700 compradores, 110 países representados e 2.000 stands.

Desde 2015 que Portugal tem um stand No MIPCOM. ICA, APIT, TVI, RTP e SIC juntam-se num esforço coletivo para colocar Portugal no mapa da internacionalização do produto audiovisual português, através de um stand conjunto.

Os nossos conteúdos viajam cada vez mais e este é para a TVI, o segundo melhor ano de sempre em venda de conteúdos. Os nossos maiores clientes são neste momento as plataformas de streaming e o público hispânico. A nossa ficção já está presente em 129 países; as nossas estrelas são OURO VERDE, com presença em 82 países e A ÚNICA MULHER em 70 países. 

Mas este ano já temos outras produções que começam a viajar: AMAR DEMAIS no Dubai, VALOR DA VIDA no Brasil, NA CORDA BAMBA nos Balcãs e, mais recentemente,  FESTA É FESTA na Bulgária. 

Esta vai ser a primeira grande montra televisiva pós-pandemia, e a nossa equipa vai tentar ver tudo, ter o maior número de reuniões, sentir as tendências e no final tentar trazer para os espectadores portugueses aquilo que de melhor se faz no mundo.

Quando voltarmos contamos mais…