As danças de salão tornaram-se o hobby de José Manuel dos Santos. O desafio veio da sua mulher. Com a abertura de uma academia perto de casa, a proposta para terem aulas de dança pareceu, de início, estranha, até porque o jornalista dançava apenas ocasionalmente em festas ou convívios com amigos. Mas, em 2014, acabou por iniciar um percurso. E o que começou por ser um hobby rapidamente se transformou numa atividade de competição. Instigado pelos professores, o jornalista e a mulher inscrevem-se na Federação Portuguesa de Dança Desportiva.
Em 2017, enquanto iniciados, conquistam o Campeonato Nacional, vencem a Taça de Portugal e o Circuito Nacional, proeza que repetem logo em 2018, já na categoria intermédia de competições oficiais. Em 2019, na categoria Open, conquistam o 4º lugar no Circuito Nacional, o 2º lugar na Taça de Portugal e o 2º lugar no Circuito Nacional. Chegados a 2020, conseguem o 3º lugar no Campeonato Nacional.
Para José Manuel dos Santos, este é também um repto pessoal e de superação, um exemplo de que a idade não impede de abraçar novos desafios.