A jornalista filipina Maria Ressa venceu, este ano, o Prémio Nobel da Paz, atribuído pela primeira vez a jornalistas. Atualmente com 58 anos, Maria Ressa foi jornalista da CNN durante 20 anos, destacando-se como um dos nomes maiores da investigação jornalística no Sudeste Asiático.

Maria Ressa evidencia-se pelo empenho na defesa dos direitos humanos e pela liberdade de expressão, sobretudo nas Filipinas, onde tem sido uma voz ativa contra o regime do presidente Rodrigo Duterte.

“Tenho muita sorte por ter estado na CNN. Tive uma rede de apoio suficiente para poder reagir. Não estou a lutar contra o governo de Rodrigo Duterte, estou a lutar pelos meus direitos”, referiu Maria Ressa em declarações à CNN.

Em 2012, Ressa ajudou a fundar o Rappler, um site que nasceu como página no Facebook e que hoje luta pela democracia e pela liberdade de informação nas Filipinas.

Em 2021, Maria Ressa dividiu o Prémio Nobel da Paz com o russo Dimitri Muratov, editor-chefe do jornal Novaya Gazeta, também distinguido pelos esforços que empreendeu na defesa da liberdade de expressão.