Lisboa acolheu, entre sábado e segunda-feira, a maior conferência mundial sobre rádio. O Radiodays Europe 2021 foi coproduzido pela Media Capital Rádios, juntamente com o grupo Renascença Multimédia e o grupo RTP.

Para Salvador Bourbon Ribeiro, CEO da Media Capital Rádios, “o Radiodays 2021 foi mais uma afirmação do meio Rádio e vem reforçar o seu papel nos media. A partilha de experiências entre pares e a reflexão sobre alguns dos novos desafios e oportunidades do setor permite-nos encarar o futuro com grande sentido de responsabilidade”.

O Radiodays Europe contou com a presença do Presidente da República que, através de uma mensagem gravada, defendeu uma comunicação social forte. Pelo Centro de Congressos de Lisboa passaram, ainda, representantes do setor, portugueses e estrangeiros, que analisaram todos os tópicos que envolvem a rádio.

Dentro da Media Capital Rádios, alguns aspetos têm merecido uma reflexão mais profunda, como “a alteração de hábitos de consumo, o desafio de estimular e captar os públicos mais novos para a rádio, pontos estes que temos acompanhado de muito perto, mas também a resiliência do setor, comprovada uma vez mais com a pandemia, o surgimento de novos conteúdos e a evolução tecnológica”, acrescenta Salvador Bourbon Ribeiro.

“Destacaria, por último, algo que dentro de casa temos em abundância: ‘Voz’ e com isto quero dizer ‘Talento’. Temos ‘pessoas’ com tremenda capacidade de chegar às pessoas, aos nossos ouvintes e isso é algo que é insubstituível”, acrescenta o CEO da Media Capital Rádios.

O Radiodays Europe 2021 decorreu num formato híbrido, com sessões presenciais e outras online, através de streaming. O evento estava inicialmente agendado para março de 2020, mas a pandemia obrigou a que fosse adiado mais de um ano.