“O meu primeiro amor foi a costura, depois os bordados, a seguir veio o crochet e depois o tricot. Durante a quarentena, este último passou a ser o meu forte”, revela Gisela João, Presidente do Júri do “All Together Now”.

Desde os 10 anos que a cantora está habituada a ter agulhas e linhas à sua volta. Herdou o gosto e o jeito da mãe, empregada fabril e que, com frequência, lhe trazia sacos de tecidos para brincar. Gisela João foi ganhando experiência a vestir bonecas, depois evoluiu e passou a fazer coisas para si.

Ainda que já soubesse fazer tricot, este era uma espécie de calcanhar de Aquiles. Até que chegou a pandemia e, com ela, o confinamento: “durante a quarentena, recomecei a fazer e foi o que me salvou. O tricot é um filho da quarentena, acho que posso dizer assim”, conta Gisela João. Nessa altura, refugiou-se no tricot para gerir a ansiedade e confessa que a lã quente, a concentração e a dedicação lhe preencheram os dias. Chegou a acordar às 7h00 da manhã para se sentar no chão da sala a tricotar, parar para almoçar e continuar. “Fiz um casaco pérola que nas mangas de balão e no peito tem umas tiras florescentes e que me orgulho muito em tê-lo feito. Foi um sucesso. Usei logo”, conta Gisela João.

Gosta de trabalhos manuais em geral e destas artes em particular e, talvez por isso, sempre tenha sonhado em ter uma retrosaria: “estão a desaparecer. Mas tenho um atelier. Gostava de poder organizar por lá workshops, de pura partilha comigo e com artesãs que admiro imenso. Queria que fosse um lugar de encontro, à volta destas artes feitas com o coração, entre elas o tricot. Nas minhas redes sociais depois vou partilhar tudo”, revela a artista.

Foto de João Marques