Quis o destino que a minha chegada à TVI coincidisse com a preparação dos 30 anos da estação e que uma das minhas primeiras tarefas, enquanto Diretor de Comunicação, fosse a organização da Gala de Aniversário. O evento acontece daqui a alguns dias e uso estas linhas para partilhar os bastidores da experiência e, principalmente, a expectativa com que aguardo pela noite de 19 de fevereiro.

Ninguém tem dúvidas de que será uma noite memorável. De celebração da televisão, de homenagem às pessoas que por aqui passaram, de agradecimento às centenas de profissionais que trazem a camisola da TVI colada à pele, de partilha com os milhares de espectadores que dão sentido à nossa história (digo nossa com propriedade e orgulho porque agora também é minha) e que nos desafiam a olhar para este momento como o primeiro dos próximos 30 anos.

Tudo está a ser preparado há vários meses a pensar na Dona Paula que vê todas as novelas da TVI, no Senhor Manuel que às 8 em ponto muda para a 4 para saber o que se passa no mundo, na Francisca que sabe de cor as músicas dos D’ZRT, mas também de todos os profissionais que diariamente trazem a magia da TVI a todos os lares.  As equipas mobilizadas para fazer acontecer a Gala de Aniversário têm presente, desde o primeiro momento, que esta é uma festa tanto para quem vê a TVI como para quem a faz, que é tão importante proporcionar um bom espetáculo televisivo a quem estiver no sofá como a quem se deslocar à Aula Magna. Serão cerca de 1300 pessoas lá, muitos mais em casa.

A esta hora decorrem montagens, fazem-se reuniões, mudam-se planos, acrescentam-se ideias. Enquanto se garante a operação normal de um canal de televisão, esticam-se os dias de trabalho dedicados à Gala e repetem-se frases como “precisávamos de mais uma semana para ficar perfeito”, mesmo sabendo que a perfeição não existe e que estaremos próximos dela se dermos o nosso melhor. E estamos a dar. Juntos. Em equipa.

A TVI faz anos e festeja com os seus. Com os que já foram, com os que são, com os que querem continuar a ser. Queremos todos que a Gala de Aniversário chegue depressa e falaremos dela muitas vezes, pelo que nos rimos e pelo que nos comovemos. Mas não é dela que nos lembraremos mais. É destes dias. É das pessoas. É da TVI de todos os dias.