As Mentes Empreendedoras promovem uma geração de cidadãos de impacto, líderes capazes de se transformar a si próprios e à sua comunidade. Nas Mentes Empreendedoras fomentamos uma atitude “Eu quero! Eu posso! Eu faço!” que assenta no ser parte da solução e ainda no pensamento crítico e alternativo perante desafios. Já passaram nos nossos programas mais de 15.000 jovens.

Valorizar o papel do professor é, desde o início, um assunto central na organização.

Portugal é hoje o país da União Europeia com o nível mais baixo de conclusão do ensino secundário entre a população adulta, apenas 50% segundo a publicação E@Glance da OCDE. O maior preditor de desempenho escolar em Portugal e no mundo, é o nível de educação formal da mãe. Perante este cenário é claro o papel determinante que os professores têm em mãos para recuperar séculos de analfabetismo e iliteracia. O programa Inspira o Teu Professor surge em 2015, como resposta a um momento desafiante para a classe dos professores e após constatarmos, com aqueles com quem trabalhávamos de perto, que se vivenciava um clima de desmotivação.

O Inspira o teu Professor desafia os alunos a tornarem-se protagonistas da sua educação, refletindo sobre o impacto positivo que os professores têm na sua vida e produzindo conteúdos inspiradores. Esta iniciativa tem como objetivo reforçar a missão social dos professores, potenciando os alunos como dinamizadores e agentes de mudança e inspiração. Hoje em dia, o Inspira o Teu Professor já chegou a professores de norte a sul do país, criando impacto em mais de 9.000 alunos. Estes desenvolvem iniciativas com mensagens que valorizam e inspiram os professores e que são partilhadas com toda a comunidade, fazendo a diferença com pequenos GRANDES gestos de agradecimento e reconhecimento. Neste projeto também se organizam as "Unconferences", ou encontros de professores, onde se partilham boas práticas em formatos auto-facilitados; vejam o vídeo do último aqui.

No seguimento desta visão, em 2016, o Inspira o teu Professor foi convidado a participar no encontro anual em Davos. Perante o alinhamento de visões da importância da valorização docente, a Fundação Varkey convidou as Mentes Empreendedoras a participar na Academia de Jurados do concurso internacional Global Teacher Prize. A dada altura, a Fundação Varkey e os parceiros — incluindo as Mentes Empreendedoras —, sentiram a necessidade de levar a valorização docente ainda mais perto das pessoas. E, desta forma, os parceiros Chilenos realizaram um piloto e implementaram o primeiro prémio nacional. Em 2017, e após esta primeira experiência de sucesso, a Fundação Varkey decidiu lançar prémios locais em vários países e convidou-nos a criar o Global Teacher Prize Portugal. Hoje, quatro edições do Global Teacher Prize Portugal volvidas, o entusiasmo é crescente em relação ao futuro, dada a qualidade do trabalho e testemunhos inspiradores que cada professor que se candidata partilha com a nossa equipa.

O que temos visto ao longo destes anos é que a sociedade tem vindo crescentemente a reconhecer a importância do papel social e da missão dos professores, no entanto, a pandemia revelou-nos, ainda mais, o seu inequívoco valor. Além do mais, é pública a falta de docentes em algumas áreas de ensino. Se antes de um contexto pandémico a desmotivação dos professores, perante a falta de reconhecimento, deveria ser uma preocupação geral, neste momento, urge dar-lhes destaque. E porque não bastam palmas para celebrar super-heróis, dia 15 de junho queremos celebrando a profissão docente dando palco aos alunos, celebrar as suas iniciativas e apresentando várias surpresas para os nossos professores! Juntem-se a nós por streaming: https://www.facebook.com/SomosMentes