Paulo Basílio recorda-se de, aos 15 anos, chatear os pais para começar a ter aulas de viola.  “Ainda andava na escola, não era nada sério”, diz. Porém, nos anos 90, a música ganha novos contornos na vida de Paulo Basílio, que integra então a banda portuguesa Ex-Votos, que contava, na sua formação, com Zé Leonel, um dos membros fundadores dos Xutos & Pontapés. “Fizeram uma audição aos guitarristas e acabei por ser o escolhido.” Nessa altura, Paulo Basílio corre o país com a banda: “Foi um período incrível".

Em 2001, quando decide deixar o grupo Ex-Votos, Paulo Basílio começa a colaborar com a antiga NBP: “O trabalho na área da pós-produção áudio surge por causa da música. Foi ela que me trouxe aqui”. Aos 46 anos, o profissional tem hoje como principal responsabilidade a sonorização dos episódios das novelas da Plural. “É super desafiante. Não há nenhuma novela igual à outra.”

No início de cada projeto, Paulo Basílio e a equipa têm acesso ao guião, à sinopse e à descrição das personagens. Com base nisso, são então definidos os tipos de sonoridade do projeto, os temas para cada momento e também para cada personagem.” Nalguns casos, são criadas músicas de raiz: “Isso chegou-me a acontecer com os ‘Morangos com Açúcar’. As pessoas sabiam que estava ligado ao rock e chegaram-me a pedir para fazer algumas músicas ao estilo do ‘Baywatch’”, conta, entre risos.

Em paralelo com o trabalho na Plural, Paulo Basílio continua a tocar guitarra. “Deserto” é o nome da sua atual banda de rock independente, que lança novo single agora em setembro. Quem tiver curiosidade, pode espreitar o trabalho do músico nas redes sociais, nomeadamente no Youtube, Facebook e Instagram.