Daniela Melchior, Dalila Carmo, Diogo Infante, Pedro Lamares, Lourenço Ortigão e Guilherme Filipe são os protagonistas da minissérie da minissérie “Pecado”, que tem estreia marcada na TVI a 25 de setembro. Maria João Costa assina a autoria desta ficção e explica que foi “escrita na sequência de inúmeras notícias recentes que relatam histórias de padres com casos amorosos e filhos ilegítimos, apesar do seu voto de castidade não lhes permitir tal coisa. Uma questão antiga à qual a Igreja continua a fechar os olhos”.

A nova minissérie, que ganhou um concurso do Instituto do Cinema e Audiovisual, quer suscitar a reflexão sobre o celibato dos padres. “Se os padres são pessoas como as outras, e se ser celibatário não é sequer um dogma da Igreja, porquê manter esta proibição? Por que não dar a escolher aos padres o que fazer? Por que não modernizar a Igreja finalmente, até para evitar os sucessivos escândalos que se sucedem?”.

É com este pano de fundo que se desenrola a trama construída em torno de seis personagens, “onde todos escondem algo, não apenas o padre”. “Porque o padre”, defende Maria João Costa, “é apenas humano. E ser humano é ter fraquezas, é mentir às vezes para se proteger quem se ama, é omitir para sobreviver”.

A minissérie, dividida em seis episódios, é uma coprodução TVI e Maria & Mayer. A direção do projeto ficou a cargo do realizador António Borges Correia. “Pecado” conta com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.