Falar sobre o mar e a sustentabilidade de uma forma diferenciada, dando primazia às boas práticas em detrimento de apontar culpados pelos problemas que ameaçam o planeta. Foi este o desafio a que se lançou a equipa de “Mostra-me o teu mar”, que estreia este sábado na TVI 24 e tem o surfista João Kople como guia. Com 10 episódios, a série conta com o apoio da EDP e quer contribuir para uma maior consciencialização do público para a preservação do mar e do mundo em que vivemos.

Em cada episódio, João Kopke vai ao encontro de pessoas com percursos e vidas distintas, mas que têm em comum a ligação ao mar. Como explica o surfista, o objetivo é que, através da “voz dos entrevistados”, sejam dados “argumentos para a preservação” dos oceanos.

João Kopke, que com oito anos já surfava as ondas de Carcavelos, é hoje um surfista profissional, somando participações em provas nacionais e internacionais. Reconhece que os surfistas, que todos os dias encontram plástico e lixo a boiar no mar, têm um papel como guardiões do nosso planeta. “Cabe-nos a nós ter uma voz ativa na preservação.”

No decorrer da série vai também ser possível conhecer um programa inédito de mentoria a cinco jovens dos 13 aos 17 anos, que estão a fazer uma formação intensiva de surf nos principais destinos da modalidade por todo o mundo. João Kopke acompanhará a rotina destes cinco atletas, que integram o projeto EDP Surf for Tomorrow.

“Espero que todas as pessoas que vejam o programa sintam a conexão dos nossos entrevistados com os oceanos”, explica João Kopke. Se o público ganhar mundos novos e o amor pelos oceanos aumentar, o surfista está certo de que “a missão do programa terá sido cumprida”.